Tom Hiddleston é o novo embaixador da Gucci

Ganhou o papel de protagonista na série da BBC ‘The Night Manager’ (baseada na obra homónima de John Le Carré e que lhe valeu uma nomeação nos Emmy), iniciou – e terminou – um dos mais mediáticos namoros do ano, com Taylor Swift, e diz-se que é o principal favorito a ser o próximo James Bond. Que não haja dúvidas: a carreira e o índice de popularidade de Tom Hiddleston dispararam em 2016.

Agora, o ator britânico de 35 anos torna-se no novo embaixador da Gucci, tendo protagonizado a sua primeira sessão fotográfica para a grife italiana, para a coleção de roupa masculina Cruise 2017. Nas imagens que foram até agora partilhadas, Tom Hiddleston partilha o protagonismo com três galgos afegãos, que têm merecido várias referências por parte dos media internacional. O ‘The Guardian’, por exemplo, escreve: “As estrelas aqui são os cães desta que é a mais elegante raça, e que se tornaram favoritos do mundo da moda e da publicidade na década de 1970”.

A imprensa especializada na indústria da moda denota duas tendências da Gucci com esta nova contratação de Tom Hiddleston, fruto da nova direção que Alessandro Michele, o diretor criativo da marca desde 2015, tem seguido. Por um lado, a grife italiana parece apostar no conhecido estilo clássico britânico: para além de Hiddleston, também a veterana atriz inglesa Vanessa Redgrave, atualmente com 79 anos, se tornou no novo rosto desta mesma coleção, a Cruise, mas na sua versão feminina.

Por outro lado, a cultura de Hollywood parece estar na mira comercial e estratégica da Gucci, nomeadamente os supervilões. É que o novo reforço, Hiddleston, interpretou o antagonista Loki na saga cinematográfica ‘Thor’, assim como Jared Leto, que deu vida a Joker no filme ‘Esquadrão Suicida’, lançado este ano, e que se tornou, recentemente, na imagem do novo perfume da marca, o Gucci Guilty.

A escolha do ator por parte da Gucci parece estar a agradar à indústria. “Tom Hiddleston é o mais recente de uma onda de escolhas inesperadas mas brilhantes para embaixadores desta marca”, escreveu Grace O”Neill, da revista de moda ‘Harper”s Bazaar’. “Se estar bonito é a derradeira forma de vingança depois de uma separação [em alusão a Taylor Swift], ele já soma alguns pontos. Mas mesmo assim, Hiddleston vai estar demasiado ocupado a experimentar fatos da Gucci para se importar com isso”, frisou a colunista da ‘Vogue’ norte-americana Janelle Okwodu.

A aposta na cultura de Hollywood para esta nova campanha está também provada pela escolha do cenário para as fotografias. As imagens foram captadas pela lente de Glen Luchford, habitual colaborador da marca, na mansão de Beverly Hills, em Los Angeles, que pertenceu a Tony Duquette, recheada de antiguidades. Duquette foi o famoso designer de cenários e roupas de populares filmes da chamada “era de ouro” dos anos 50, em projetos que contaram com a participação de ícones como Fred Astaire, Ginger Rogers e Greta Garbo.