Tommy Hilfiger junta-se à mudança nos ciclos da moda

12039130_10153079839460686_5710379535952430996_o

Tommy Hilfiger anunciou hoje que se irá juntar à posição iniciada pela Burberry para alterar os ciclos da moda. A marca americana adere assim, já a partir de setembro de 2016 à venda direta, disponibilizando logo depois do desfile as peças para venda online e nas lojas. Para que tal seja possível e à semelhança do que Tom Ford, Burberry e Vetements irão fazer, em fevereiro de 2017 a Tommy apresentará a coleção de verão 2017, e não a de inverno 2017/2018 como seria de esperar.


Veja também o artigo Tom Ford e Burberry dizem não ao sistema da moda


A transição de ciclos feita pela Tommy será mais lenta que as das outras marcas que anunciaram decisões similares. Esta segunda-feira o desfile (que poderá ver em direto no delas.pt) mantém-se e será apresentada como tradicionalmente a coleção de inverno 2016/2017. Para setembro a marca está a preparar uma coleção com Gigi Hadid, cujo desenvolvimento pode ser acompanhado através das redes sociais da marca e da modelo. A esta coleção especial de inverno que apenas será revelada em setembro juntam-se ainda algumas peças da coleção que é apresentada esta segunda-feira, ficando ambos disponíveis para venda logo após o desfile. Desta forma apenas em fevereiro de 2017 esta alteração de ciclos estará completa.

Estamos perante uma das mais importantes reviravoltas na indústria da moda, que mexe não só com os ciclos de design e produção, mas também com a economia, com as marcas de grande consumo, com a análise de tendências, com o trabalho dos media e com as lojas multimarcas. Resta saber se será esta uma ação estratégica de algumas marcas ou se será um novo capitulo na história da moda, levando as outras grandes casas de moda consigo. Ainda é cedo para fazer análises mas a ser uma decisão definitiva e com mais nomes da moda envolvidos, estamos perante uma avalanche que irá alterar a estrutura das semanas da moda, e não apenas numa questão de calendário.

Imagem de destaque: Facebook Oficial Tommy Hilfiger