Treino milagroso queima 200 calorias em dois minutos e meio

Treino ginásio

Muitas das pessoas que encontramos no ginásio passam lá várias horas por dia para conseguirem tonificar os músculos e eliminar gordura. Resultados que podem ser alcançados com muito menos tempo de treino se investir no HIIT (High Intensity Interval Training) ou, como se diz em português, Treino Intervalado de Alta Intensidade.

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Este treino consiste em alternar momentos de trabalho intenso com outros de descanso ativo, durante 20 minutos ou meia hora, e pode ser feito enquanto corre, salta, nada ou pedala. Se optar por correr, por exemplo, tem de o fazer na sua velocidade máxima durante 30 segundos. Depois de completar esse tempo deve caminhar devagar durante um minuto e meio. Seguem-se mais 30 segundos de corrida a alta velocidade e assim sucessivamente, até completar uma sessão de 20 ou 30 minutos de treino, conforme preferir.

Em Portugal já existem vários ginásios – Fitness Hut, Pump e Virgin Active, por exemplo – que disponibilizam aulas de treinos HIIT.

Treino queima 200 calorias em 150 segundos

Há pelo menos dois estudos a atestar a eficácia do HIIT, segundo o site espanhol El Mundo. Um deles é da autoria de investigadores da Universidade do Colorado, nos EUA. Colocaram um grupo de voluntários a pedalar numa bicicleta estática. Os primeiros 30 segundos foram feitos à velocidade máxima de cada um e com um elevado nível de resistência, enquanto os períodos de recuperação, em que os voluntários da investigação podiam pedalar a um ritmo mais lento e com menor resistência, eram de quatro minutos.

O processo foi repetido várias vezes, até completarem uma sessão de 25 minutos de treino. No final acabaram por fazer dois minutos e meio de treino intensivo e queimaram 200 calorias.

Em quatro minutos de alta intensidade, durante 15 semanas, queima-se nove vezes mais gordura do que em 20 semanas de treino convencional.

Uma outra investigação, levada a cabo pelo Laboratório de Ciências das Atividades Físicas do Canadá, chegou a conclusões mais sólidas. Compararam os efeitos do Treino Intervalado de Alta Intensidade com um treino de resistência convencional, que a maioria das pessoas faz nos ginásios. Puderam comprovar que com apenas quatro minutos de alta intensidade durante 15 semanas queima-se nove vezes mais gordura do que com 30 minutos de treino convencional durante 20 semanas.

A explicação deste fenómeno é simples: o metabolismo. Quanto mais intenso é o treino, mais tempo os músculos estão a queimar calorias. O HIIT faz com que essa reação levada a cabo pelo metabolismo se prolongue até 48 horas depois de o atleta ter terminado o exercício.

Apesar de o período de treino de alta intensidade durar só alguns segundos, o esforço é grande e em poucas semanas estará transformada numa verdadeira máquina de queimar calorias. É por essa mesma razão que vários especialistas recomendam que quem quer submeter-se a este treino faça, antes de começar, um exame médico para avaliar a sua capacidade cardiorrespiratória e consulte um personal trainer que lhe indique qual a intensidade de treino necessária de acordo com a sua condição física.

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