Tudo o deve comer antes e depois de praticar desporto

A alimentação é essencial para um boa performance desportiva. Com a ânsia de perder peso são várias as pessoas que cortam totalmente nos hidratos de carbono e nas gorduras, sem sequer imaginar que são este tipo de alimentos que garantem energia ao corpo humano. Para que não cometa erros das próximas vezes que praticar desporto deixamos-lhe, na galeria de imagens acima, algumas receitas do livro Nutrição e Fitness, das nutricionistas Rowena Visagie, Karlien Duvenage e Shelly Meltzer.

links_Esfoliante

Os hidratos de carbono devem ser obtidos através da fruta, laticínios, grãos e legumes ricos em amido como a batata, batata-doce, milho e ervilhas. Já as gorduras podem ser encontradas em óleos, margarina, manteiga, frutos secos, manteigas vegetais, abacate, carne bovina, suína, aves e peixes. Também pode encontrá-las em bolos, doces, tartes, batatas fritas, biscoitos, molhos, alimentos fritos e panados que, segundo as especialistas, pode comer, desde que seja com moderação e garanta que os queima pouco depois.

As proteínas da carne bovina magra, de porco e frango, por exemplo, também não devem ser esquecidas, tal como as vitaminas, minerais, fluidos e eletrólitos.

“Manter uma adequada ingestão de fluidos e eletrólitos durante a atividade física é fundamental para a otimização do desempenho. Uma desidratação excessiva pode aumentar o risco de sobreaquecimento corporal, pressão sobre o coração, aumento do esforço percebido, perda de concentração e distúrbios gastrointestinais”, pode ler-se no livro Nutrição e Fitness.

Um dos alimentos que deve ser completamente excluído e não lhe vai fazer qualquer falta é o álcool. Não deve mesmo beber nas 24 horas que antecedem o treino e se tiver alguma lesão nos tecidos moles ou contusões também não deve consumir álcool no período de 24 horas após o exercício.

“Está provado que o consumo de álcool tem um efeito prejudicial na força, potência, capacidade de resistência, coordenação, tempo de reação, equilíbrio e regulação da temperatura corporal. (…) O álcool é também uma fonte não nutritiva de quilojoules [unidade de medida de energia equivalente a mil joules] e pode levar a um aumento de peso indesejado”, acrescentam as nutricionistas na obra.

Ficha técnica do livro:

Nutrição e fitness

Nutrição e Fitness, Rowena Visagie, Karlien Duvenage e Shelly Meltzer. Editora Arte Plural Edições, 16,60 euros