Um spa em casa

Tudo o que precisa para ficar bonita pode estar em sua casa. Com ingredientes simples e mesmo com pouco tempo disponível é possível cozinhar produtos de beleza mais naturais e mais económicos. Esteticista há mais de vinte anos, Manuela Nunes conhece bem as necessidades e as vontades das mulheres quando o assunto é beleza, por isso escreveu ‘Um Spa em Sua Casa’, um manual que reúne receitas e instruções para, de forma simples e económica, prepararmos receitas de beleza.

“Fui recolhendo as receitas ao longo da vida, graças aos ensinamentos das pessoas mais velhas. A verdade é que no tempo das nossas avós a indústria cosmética não estava tão adiantada e, há cinquenta anos, as mulheres também se tratavam”, explica Manuela, que não hesita em enumerar algumas das vantagens destes produtos: «São mais económicos, estão sempre à mão e, por não terem produtos artificiais, há menos riscos de alergias. Ainda assim, nem tudo o que é natural é necessariamente benéfico, por isso a autora recomenda que se usem apenas os ingredientes sugeridos nas receitas presentes no livro, todas elas testadas. Por não terem conservantes, o prazo de validade dos produtos preparados em casa é mais reduzido, sobretudo no caso dos cremes, que devem ser usados, no máximo, duas semanas após a preparação. O ideal é aplicá-los assim que os prepara, para beneficiar de todas as suas propriedades.

um spa em casa‘Um Spa em Sua Casa’, €12,60, A Esfera dos Livros.

Receitas para:

HIDRATAR CABELO SECO
2 colheres de sopa de azeite, alecrim q.b.
Junte ao azeite algumas folhas de alecrim. Misture bem com os dedos e aplique no cabelo massajando suavemente. Deixe atuar por 20 minutos e lave. Aplique uma vez por semana.

HIDRATAR PELE SECA
Água q.b., bicarbonato de sódio q.b., açúcar q.b., 1 cenoura, papaia q.b., mel q.b.
Lave o rosto e faça uma esfoliação com uma mistura de mel e açúcar. Em seguida lave a pele com água misturada com bicarbonato de sódio. Rale uma cenoura e junte papaia e mel. Aplique e deixe atuar cerca de 30 minutos. Retire com o resto da água. Termine com o seu creme habitual.

LIMPAR PELE OLEOSA
1 colher de sopa de polpa de pepino, 1 colher de sopa de levedura de cerveja, 1 colher de chá de mel, soro fisiológico q.b.
Misture os ingredientes e bata tudo com a batedeira, acrescentando soro fisiológico para dissolver melhor a mistura. Aplique no rosto e deixe atuar durante cerca de 20 minutos. Retire com água fria.
PARA FORTALECER AS UNHAS
1 chávena de café de azeite morno, sumo de meio limão.
Mergulhe as unhas no azeite morno e deixe-as nessa gordura durante aproximadamente cinco minutos. A seguir, massaje-as com o sumo de limão.

 

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Aprenda a maquilhar-se com uma profissional