Uma explosão de cor

Talvez seja um closet recheado de roupa colorida o tesouro que se encontra no fim do arco-íris, ou se calhar não. Composto por sete cores diferentes, este fenómeno que a maior parte de nós julga ser um semicírculo é afinal um círculo perfeito, diz a física.

Vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta são os sete tons que compõem o arco-íris. Um efeito meteorológico que só aparece quando o tempo nos brinda com sol e chuva.

Para que este espetro de cores surja no céu, é necessário a presença de partículas de água suspensas no ar. Estas, ao cruzarem-se com raios solares dão então origem ao arco-íris.

Recentemente, um vídeo russo publicado no Youtube, fica claro que, afinal, este fenómeno colorido não se trata de um arco, mas sim de uma circunferência perfeita. Nos arredores de São Petersburgo e a quase 500 metros do chão, um homem filmou um arco-íris, ou melhor dizendo, um círculo-íris.

Tal só foi possível porque a perspetiva mudou. Enquanto o nosso ângulo de visão tende a ser de baixo para cima (do solo para o céu), neste vídeo, a altura a que se estava da superfície terrestre permitiu olhar de cima para baixo e vislumbrar o fenómeno na totalidade.

No verão, a ausência de nuvens e a falta de humidade faz com que não seja tão provável conseguirmos assistir a este espetáculo que é apenas uma ilusão de ótica. O arco-íris apenas surge no nosso campo de visão porque nos encontramos devidamente alinhados com a incisão dos raios solares nas gotas de água presentes no ar.

Agora que descobrimos que afinal que este fenómeno não tem princípio nem fim, lá se vai a possibilidade de encontrar um grande tesouro. Mas tal não invalida que se aposte num closet bem colorido.

Contrariando a ideia de que há cores que não combinam e que vestir vários tons diferentes pode arruinar o nosso outfit, algumas marcas apostaram este verão na criação de peças de vestuário, calçado e acessórios que contrariam exatamente aquelas ideias pré-concebidas.

Percorra a galeria de imagens disponível acima para descobrir algumas das que andam por aí.