Uma moda bem gata

Os roupeiros são um dos esconderijos preferidos dos gatos e, mesmo que teimemos em tirá-los de lá, a moda parece não estar do nosso lado. Nesta estação, encontramos muitas peças de roupa e também alguns acessórios onde este felino marca presença.

Algumas estampadas, outras bordadas, desde calças e T-shirts, a collants, sapatos e carteiras, os gatos parecem andar a saltar por tudo quanto é lado. Estes felinos vivem normalmente entre 15 a 20 anos e estão contabilizadas mais de 200 espécies diferentes de gatos domésticos, sendo este animal uma das principais companhias de muitos humanos nos dias de hoje.

Em 2016, existia pelo menos um gato em 28,4% dos lares portugueses, dizem os dados do estudo TGI da Marktest. Sendo este o segundo animal de estimação preferido em Portugal continental – à frente encontra-se o cão, com 38,8%.

Vistos como animais independentes, teimosos e, por vezes, falsos, os gatos são amados por uns e detestados por outros. E embora tenham sido domesticados e habitem já no mesmo espaço que nós há milhares de anos, a verdade é que ainda hoje continuam a ser alvo de vários estudos.

Este ano, a revista científica Behavioural Processes publicou um estudo no qual cientistas concluíram que os gatos preferem a interação com os donos, à comida ou a um brinquedo. Também a revista Animal Cognition, publicou, em 2015 uma investigação que permitiu determinar que os gatos são sensíveis às emoções dos donos (característica muito associada aos cães).

E poderíamos continuar a enumerar muitos outros. Tantos quantos os inúmeros modelos de roupa e acessórios disponíveis atualmente no mercado. Para conhecer alguns e celebrar o Dia Internacional do Gato, que se comemora esta terça-feora, a 8 de agosto, percorra a galeria de imagens disponível a cima.


Veja também os sapatos rasos que pode usar do início ao fim da festa.


 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Fatos de banho e biquínis para mães com estilo