Subir

Uma porção diária destes alimentos ajuda a perder peso

Uma porção diária destes alimentos ajuda a perder peso

Uma porção diária de feijões, ervilhas, lentilhas ou grão pode ser uma boa maneira de perder peso, uma vez que estes alimentos, bastante ricos em fibras, nos mantêm saciados durante mais tempo. Os investigadores acreditam que 90% do esforço para perder peso falha precisamente porque as pessoas sentem fome ou desejos de determinados alimentos.


Veja também o artigo Corte nos alimentos que lhe dão ainda mais fome


Daqui se conclui que, para uma dieta resultar, é preciso afastar a sensação de fome. Neste estudo, foram analisados os resultados de 21 investigações clínicas num universo de 940 homens e mulheres. O objetivo era descobrir, a partir destes dados, como é que evoluiu a dieta dos participantes, ao longo de seis semanas, depois de incluírem uma porção diária de feijões, ervilhas, grão, ou lentilhas.

Sem qualquer outro ajustamento à dieta ou à rotina de atividade física, os participantes acabavam por perder 230 gramas de peso. Este estudo do Hospital St. Michael, no Canadá, partiu de pesquisas anteriores que descobriram que uma porção diária de leguminosas ajudava a controlar o peso e a reduzir, de forma significativa, os níveis de colesterol.


Outro artigo relacionado: 4 alimentos que estragam a sua dieta


O autor principal do estudo, Russel de Souza, disse que “apesar dos benefícios para a saúde, apenas 13% dos canadianos come leguminosas às refeições e a maioria nem sequer come uma porção completa”.

Os portugueses consomem quatro quilos de leguminosas por ano, segundo dados de 2013 do Observatório dos Mercados Agrícolas. Foram consumidos maioritariamente feijão (3,2 quilos/habitante) e grão (0,9 quilos/habitante), mas os valores estão abaixo do recomendado.

B.C.M.