Vanessa Giácomo, a nova namoradinha do Brasil

Estreou-se no pequeno ecrã na novela da Globo ‘Cabocla’ (2004) e desde então não mais parou. Vanessa Giácomo, de 33 anos, é considerada uma das atrizes mais talentosas e promissoras da sua geração, e prova disso é o facto de somar papéis de destaque na ficção brasileira, sendo o caso mais recente ‘A Regra do Jogo’, em exibição na SIC, onde dá vida à sofrida e batalhadora Tóia.

A atriz encontra-se em Portugal para participar na XXI edição dos Globos de Ouro, cerimónia que se realiza este domingo à noite. “Já não vinha a Portugal há muitos anos, que é um país que eu adoro. Quando recebi o convite foi uma surpresa. Aceitei imediatamente porque sei que é uma gala muito importante”, justificou Vanessa Giácomo durante uma conferência de imprensa.

O remake de ‘Gabriela’, ‘Amor à Vida’, ‘Império’ e ‘A Regra do Jogo’ foram as participações mais recentes da atriz brasileira nas novelas da Globo, todas elas exibidas na SIC. “Vocês já não devem poder ver-me à frente”, brincou. Todos os papéis “têm a sua importância”, uma vez que um artista aprende “com cada uma das histórias”, acrescentou.

Para Vanessa Giácomo, “Tóia foi muito especial”. “Ela levou-me para uma parte do drama, da vida contemporânea, muito forte. Como atriz aprendi muito, tenho um lugar muito especial para ela, mas para as outras [personagens] também”.

É uma atriz que gosta de “arriscar” e que prefere sair “da zona de conforto”. Foi o que aconteceu com Aline de ‘Amor à Vida’. “Não esperava que ela fosse uma vilã, porque foi algo que foi acontecendo ao longo da história. Uma personagem tem milhões de camadas, não é uma linha reta, podemos ir para vários lugares. Descobrimos ali um ser humano, que tem vários momentos como alegria com os filhos, amor, ódio, tristeza ou até psicopatia. É um processo muito rico. O que me motiva é a história em si e o conjunto da obra”.

Em ‘Gabriela’ deu vida à revolucionária Malvina e protagonizou cenas escaldantes com o ator Henri Casteli, tendo mesmo mostrado o corpo. Sobre a nudez, Vanessa Giácomo garante não ter qualquer problema, desde que não seja de forma gratuita. “Quando a cena [de nudez] faz sentido na história, como foi o caso de ‘Gabriela’, eu não fico [constrangida]. O constrangimento surge quando a cena é gratuita. Quando não tem um contexto agride-me um pouco”, admitiu.

Neste momento, a atriz está a “recusar alguns convites de trabalho por causa da família”. Casada com Giuseppe Dioguardi, Vanessa Giácomo tem três filhos: Maria, um ano, Moisés, cinco, e Raúl, oito, os dois últimos fruto do anterior casamento com o ator Daniel de Oliveira.

Apesar de entregar-se de corpo e alma à representação, a artista brasileira tenta estabelecer “um equilíbrio” entre a vida profissional e a familiar. “Para mim é fundamental ter a minha vida, escrever a minha história. Quando acabo uma novela prefiro ficar algum tempo parada para estudar e ficar com a minha família. Neste momento é isso que estou a fazer”.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Foi vítima de um ataque com ácido. Agora dá dic…