Vem aí a conferência para potenciar a igualdade entre mulheres e homens

empreendedorismo
Mulheres empreendedoras

Foi anunciada esta terça-feira a Women Summit`17, conferência inovadora no país, a realizar nos dias 7 e 8 de março, no Palácio da Bolsa, no Porto. O objetivo é debater a igualdade de género e o crescente papel da mulher na sociedade, que é cada vez mais relevante a nível económico, social e político.

A comunicação foi feita por José Marques da Silva, principal mentor e mecenas do evento, que irá reunir 16 oradoras, entre elas Ana Aragão, arquiteta e ilustradora; Isabel Canha, do Portal Executiva; Ondina Afonso, Presidente do Clube de Produtores do Continente; e Susana Sargento, Cofundadora da Veniam (empresa na área da informática com escritórios em Silicon Valley e Singapura), entre outras. Preencherão quatro painéis temáticos de debate: Negócios & Empreendedorismo; Política & Sociedade; Ciência & Tecnologia; e Arte & Cultura.

“O nosso objetivo é fazer uma abordagem pela positiva, demonstrando casos de sucesso, sem sexismos”, afirma José Marques da Silva. “Esta conversa também é direcionada aos homens, não há lugar para exclusões”.

Por outro lado, ressalva que no século XXI estas iniciativas ainda são necessárias quando “segundo a Eurostat, Portugal é o país onde a desigualdade entre os homens e as mulheres mais aumentou com a crise” ou, de acordo com a Forbes, vivemos “num mundo em que a violência contra as mulheres mata mais que os acidentes de automóvel, o cancro, a malária e as guerras”.

De referir que a Women Summit`17 conta com o apoio institucional da Câmara, Associação Comercial da Universidade do Porto e ainda do Turismo do Porto e de Portugal e vai contar também uma “Comissão de Honra” por 20 mulheres cujo mérito é reconhecido nacional e internacionalmente, pelo que detêm uma forte capacidade pública de divulgação da mensagem e dos valores da igualdade de género.

Fazem parte do grupo, entre outras, Ana Pinho, Presidente da Fundação de Serralves; Elvira Fortunato, Professora Catedrática da Universidade Nova de Lisboa e Diretora do Centro de Investigação de Materiais; Isabel Mota, Presidente indigitada da Fundação Calouste Gulbenkian; Manuela Veloso, Professora e Investigadora em Inteligência Artificial e Robótica na Carnegie Mellon University ou Guilhermina Rego, Vice-presidente da Câmara Municipal do Porto.

Quanto ao nome da iniciativa, que não é muito original, “foi escolhido por votação e tendo em conta que pretendemos a internacionalização da Womem Summit”, revela José Marques da Silva. “Mas não era o meu favorito, fui o derrotado; até nisso elas ganharam!”

 

Para saber preços e detalhes da programação consultar: www.womensummit.pt