Versace acusada de racismo e mau ‘casting’ em novo anúncio

Karlie Kloss, à esquerda, e Gigi Hadid, à direita
Karlie Kloss, à esquerda, e Gigi Hadid, à direita

Gigi Hadid e Karlie Kloss dão vida a jovens mães na nova campanha Outono/Inverno da Versace. A escolha das duas protagonistas já valeu, no entanto, duras críticas à marca italiana, uma vez que ambas as manequins – com 21 e 23 anos, respetivamente – teriam que ter sido mães ainda na adolescência, se estes papéis fossem verídicos.

Nas redes sociais, algumas pessoas já sugeriram, em tom de brincadeira, que o anúncio não foi realizado para uma linha de roupa, mas sim para um novo reality show chamado ‘Teen Mom: Versace Edition’.

Enquanto muitos internautas criticam o casting feito pela Versace, outros tantos têm notado que algumas imagens da campanha, divulgadas na semana passada, contêm elementos racistas. Mais concretamente, a fotografia em que Gigi Hadid surge a andar na rua, com o seu marido e os seus dois filhos (todos eles não-caucasianos), e em que a menina está presa, envolta por uma corrente, num carrinho de bebé. Vários internautas têm defendido nas redes sociais que a “família” de Hadid não passa de um “adereço” nesta fotografia.

“A campanha é protagonizada por Gigi Hadid, Karlie Kloss e Dilone numa série de cenários, alguns da vida real e outros de fantasia. A combinação ilustra na perfeição a relevância e utilidade da Versace moderna em todos os aspetos da nossa vida”, explicou a marca, nas redes sociais.

A ‘Forbes’ frisa que a campanha, no seu todo, inclui 26 manequins, apenas três dos quais negros (os que surgem na imagem ao lado de Hadid) – “uma proporção de 11,5% de diversidade”. Segundo a revista, esta controvérsia deixa uma questão em aberto: “Deve a arte refletir exatamente a realidade, ou podem ser tomadas liberdades criativas? Ou, no caso da arte em campanhas públicas e publicidades, há obrigação de retratar uma mensagem progressiva?”.