Vinho e mulheres na Conversa Delas na TSF

susanasandra-4
Susana Estebán e Sandra Tavares da Silva, duas enólogas portuguesas

Hoje depois do jornal das oito na TSF a Conversa Delas é sobre vinho e mulheres. Estarão no ar Sandra Tavares da Silva e Susana Estebán, duas enólogas já com uma longa carreira que se juntaram para fazer dois vinhos, um chamado Crochet e outro Tricot (na foto abaixo).

Estes dois vinhos que estiveram entre os melhores do Ano 2016 da Revista de Vinhos. O Crochet foi também distinguido pela revista Wine A Essência do Vinho, com o prémio Melhor do Ano com 18,5 pontos.

susana-esteban-113

Sandra Tavares da Silva nasceu nos Açores e cresceu na região de Lisboa, sendo o vinho parte da sua infância nas recordações dos tempos em que pisava as uvas nos lagares do seu avô, em Alcochete. Estudou Agronomia em Lisboa e tirou o Mestrado em Itália, onde aprofundou os estudos em enologia.

Em 1999, chegou ao Douro e começou a trabalhar com Cristiano van Zeller na Quinta Vale D. Maria e assumiu ao mesmo tempo o projeto dos vinhos da família na Quinta de Chocapalha, na região de Lisboa. Em 2001, com o marido, Jorge Serôdio Borges criou uma nova empresa – a Wine & Soul – e lançam o primeiro Pintas.

Susana Esteban é espanhola de Tui, mas faz vinhos em Portugal desde que começou a fazê-los. Começou em 1999, na Quinta do Côtto, e esteve depois como enóloga na Quita do Crasto, no Douro. Tem trabalhado desde a vindima de 2007 como consultora em diferentes produtores do Alentejo e em 2011 começou o seu próprio projeto no Alentejo, com os vinhos Aventura, Procura e Sidecar. Nesse ano ganhou o prémio de Enólogo do Ano, o mais prestigiado premio que um enólogo pode receber em Portugal, sendo até este momento a única mulher a ostentar o título.

Uma conversa em que se discute se o vinho também é assunto de mulheres e como é ser uma mulher entre muitos homens nesta área.