Quer vestir-se como Ivanka Trump?

Ivanka Trump
Ivanka Trump

Pode não gostar de Trump ou não concordar com as ideias defendidas pelo empresário tornado político. Mas isso também pode não a impedir de apreciar o estilo da sua filha Ivanka que tem uma linha de roupa e mais uma vez deu nas vistas, na convenção republicana, ao fazer um muito aplaudido discurso e também por ter usado este vestido rosa-pastel.

Ivanka
Ivanka usou vestido da sua linha de pronto-a-vestir na convenção do Partido Republicano

O modelo é similar a uma das peças da linha de pronto-a-vestir criada por Ivanka e que está disponível para venda, nos Estados Unidos, em duas das maiores cadeias de venda a retalho do país, a Nordstrom e a Macy’s… e claro, na Internet. O vestido usado pela empresária de 34 anos custa 138 euros e esgotou poucas horas depois de Ivanka ter partilhado um tweet sobre a referida peça.

Mas há mais peças para escolher entre as criações de pronto-a-vestir de Ivanka. A empresária e mãe de três filhos, que outrora foi manequim (e é amiga de Paris Hilton) criou uma linha de vestuário para a “mulher trabalhadora”. As peças, maioritariamente vestidos e sapatos, têm preços que variam entre os 50 e os 330 euros.

Ivanka e o pai têm, há vários anos, o seu nome associado a coleções de roupa. E quer a empresária quer Donald Trump já foram, em várias ocasiões, atacados pela falta de ética ambiental associada ao fabrico das peças. Em fevereiro passado, a associação de defesa dos direitos dos animais PETA teceram duras críticas a Ivanka por recorrer a pelo de coelho vindo da China num dos acessórios da sua linha.

Dois meses depois, era a autoridade de defesa dos direitos do consumidor dos Estados Unidos que alertava para o facto dos cachecóis com as iniciais da empresária serem feitos num material altamente inflamável e não cumprirem os requisitos de segurança necessários para a sua comercialização.

E, já que estamos em maré de polémicas, em abril passado, uma investigação levada a cabo por Robert Lawrence, professor na conceituada Universidade de Harvard, revelava que o fabrico das roupas assinadas pela família Trump era feito maioritariamente na China e no Bangladesh.

Ivanka foi também acusada, em duas ocasiões diferentes, de plagiar criações de outras marcas. O caso mais recente? Umas sandálias com franjas, originalmente lançadas pela marca de calçado Aquazzura. No Instagram, os responsáveis da empresa italiana, denunciaram a cópia. “Um dos aspetos mais perturbadores da indústria da moda é quando alguém rouba de forma descarada uma das nossas criações patenteadas sem querer saber. Esperávamos mais, Devias ter vergonha, Ivanka Trump! A imitação NÃO é uma forma sincera de elogio”.

One of the most disturbing things in the fashion industry is when someone blatantly steals your copyright designs and doesn't care. You should know better. Shame on you @ivankatrump! Imitation is NOT the most sincere form of flattery. #aquazzura #ivankatrump Proud of mine #madeinitaly #italiansdoitbetter

A photo posted by Aquazzura by Edgardo Osorio (@aquazzura) on

Tal como em todas as outras polémicas, Ivanka não se pronunciou. Porque o silêncio é a alma do negócio.