Delas estará no Women Summit, no Porto

2 Mulher discussão

Mais de 36 mulheres de renome nacional e internacional – vão participar na primeira Women Summit portuguesa, a 07 e 08 de março, no Palácio da Bolsa do Porto, para debater a igualdade do género.

Catarina Carvalho, diretora do Delas.pt, vai moderar o debate dedicado à política e sociedade, com as presenças de Guilhermina Rego, Vice-Presidente da Câmara Municipal do Porto, Mariana Santos, das Chicas Poderosas, Rosário Gamboa, do Instituto Politécnico do Porto.

Ao longo de dois dias, um deles o Dia Internacional da Mulher (08 de março), a Women Summit vai debater, no feminino, questões da atualidade em quatro áreas temáticas: “Negócios & Empreendedorismo”, “Política & Sociedade”, “Ciência & Tecnologia” e “Arte e Cultura”, considerados pela organização “da maior relevância económica, social e política”.


Leia também: Vem aí a conferência para potenciar a igualdade entre mulheres e homens


A Women Summit’17 conta também com uma Comissão de Honra formada por nomes como Ana Pinho, presidente da Fundação de Serralves, Isabel Mota, presidente indigitada da Fundação Calouste Gulbenkian, Manuela Veloso, professora e Investigadora em Inteligência Artificial e Robótica na Carnegie Mellon University, e Guilhermina Rego, vice-presidente da Câmara do Porto, entre outros.

A ‘One World’ justifica a realização deste encontro com o facto de o discurso de a igualdade nem sempre ter correspondência na prática.

Para isso citam vários dados, como os do Eurostat, onde se revela que Portugal é o país da União Europeia onde a desigualdade salarial entre homens e mulheres mais aumentou com a crise. Ou que é quarto país da UE que emprega menos mulheres em tecnologia (14%) ou onde 62% dos doutorados são do sexo feminino, mas só três chegaram ao cargo de reitora e poucas atingem a posição de professor catedrático, segundo as contas da Associação Portuguesa de Mulheres Cientistas, a Amonet.

A organização sublinha que, apesar de cada vez mais se reconhecer a relevância das mulheres em vários setores da sociedade, “nem sempre são criadas as condições objetivas para que essa reflexão aconteça de forma efetiva. Por isso, a Women Summit’17 quer destacar-se de outros eventos dedicados à igualdade de género e não ser apenas mais um encontro sobre a importância da mulher na sociedade. “Iremos prová-la. Na prática”, é o lema e objetivo da cimeira.

O anúncio foi feito pela revista portuense ‘One World’ – dedicada aos negócios internacionais e à gestão -, responsável pela organização do evento, que conta com o apoio institucional da Câmara Municipal do Porto, da Associação Comercial do Porto, da Universidade do Porto e do Turismo do Porto e Norte de Portugal.

Para consultar o programa do evento clique neste link.