Zsa Zsa Gabor morreu aos 99 anos

A atriz húngara radicada nos Estados Unidos morreu este domingo vítima de ataque cardíaco. Estrela da chamada era dourada de Hollywood, Zsa Zsa Gabor interpretou 70 filmes, entre eles como ‘Moulin Rouge’, de John Huston (1952), ‘O Inimigo Público Número Um’, de Henri Verneuil (1953), ‘Lili’, de Charles Walters (1953) e ‘A Sede do Mal’, de Orson Welles (1958). Participou ainda em séries como ‘Bonanza’, ‘O Príncipe de Bel-Air’ ou ‘O Barco do Amor’.

A vida pessoal da atriz foi tão recheada como a vida profissional. Casou-se nove vezes, a última das quais com o alemão Fredreic Von Anhalt, depois de anos de declarações polémicas e aparições públicas cheias de glamour.

zsa-zsa-gabor-4

A celebridade cruzou-se em tempos com o português Sampaio Garrido, um dos dois lusos reconhecidos como Justos entre as Nações. “Magda Gabor, a irmã mais velha, era secretária do meu avô desde 1939, quando ele chegou a Budapeste. Quando começaram as perseguições [aos judeus, durante a II Guerra Mundial] ele salvou-a, aos pais, à Zsa Zsa e à Eva”, contou em 2015 ao DN o neto, Salvador Alves Garrido.

“Inclusive levou as três irmãs com ele para a Suíça. Quando partiu de Budapeste levou uma série de gente com ele. Doze pessoas, acho eu. Salvou uma série de gente importante na Hungria naquela altura. Era diplomata, conheceria algumas pessoas da alta sociedade”, acrescentou.

Nos últimos anos, desde meados de 2010, altura em que sofreu uma fratura na anca após uma queda, Zsa Zsa Gabor enfrentou diversos problemas de saúde. Em 2011 viu uma perna ser-lhe amputada e estava, desde então, confinada a uma cadeira de rodas.

A atriz deixa um filho, Marcus Prinz von Anhalt, depois de, em 2015, a sua filha Francesca Hilton, fruto da sua relação com o fundador do grupo hoteleiro Hilton, ter morrido em Los Angeles, aos 67 anos.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Caos e terror dominam o novo ‘trailer’…