1 milhão de euros para revolucionar a indústria

Global_Change_Award_Closing_the_Loop

Com o objetivo de servir de catalisador de ideias ecológicas e inovadoras, surgiu há um ano o Global Change Award. O concurso ‘verde’ para o setor da moda, criado em 2015 pela inovação da H&M Conscious Foundation, tenta encontrar soluções de proteção do meio ambiente e das condições de vida na Terra. A intenção é identificar e fazer avançar ideias já em fase embrionária que possam acelerar a transição da indústria da moda para um modelo de produção sustentável.

Roupa fabricada a partir de derivados de citrinos, micróbios que digerem resíduos de poliéster e um mercado online para restos têxteis foram algumas das ideias revolucionárias vencedoras da bolsa do Global Change Awards 2015. Na primeira edição foram apresentadas de 2700 candidaturas provenientes de 112 países.

Anualmente, são escolhidas cinco ideias inovadoras que irão dividir uma bolsa no valor de 1 milhão de euros para o desenvolvimento dos projetos. Além disso, os selecionados serão acompanhados durante um ano por forma a assegurar a viabilidade do projeto e a sua introdução na indústria. Este acelerador de inovação é uma iniciativa patrocinada pela H&M Conscious Foundation, pela Accenture e pelo Real Instituto de Tecnologia de Estocolmo (KTH).

A seleção dos projetos vencedores está a cargo de painel de especialistas, mas cabe também ao público, através da Internet, votar nos seus preferidos distribuir metade do valor da bolsa.

O período de candidaturas à bolsa deste ano vai até 31 de outubro e os cinco vencedores serão revelados na cerimónia de atribuição de bolsa a realizar em Estocolmo, Suécia, a de 5 de abril de 2017.