10 dicas para fazer uma viagem épica pela estrada fora

viagem
[Fotografia: iStock]

Algumas das melhores recordações que se podem ter acontecem em viagens. Fazer uma roadtrip – viagem de longa distância pela estrada – é algo que deve ser feito pelo menos uma vez na vida e não é suposto ser difícil.

Por vezes, só longe do conforto de casa é que se percebem as habilidades que o corpo e a mente têm. Este tipo de viagens faz com que se sinta feliz e orgulhosa por ter atingido o topo daquela montanha ou por ter atravessado com sucesso aquele rio.

Quer seja no próprio país ou até no estrangeiro, as aventuras no decurso deste tipo de atividades são muitas, mas há algumas dicas que, cumpridas, vão tornar a próxima viagem ainda mais divertida e memorável.

Esteja preparada para alterações climáticas: Sejam tempestades de chuva, neve ou ventos fortes, há sempre imprevistos. Por essa razão, opte por levar calçado adequado, roupa de inverno e equipamento como correntes para pneus, caso apanhe uma tempestade de neve.

Abasteça o depósito sempre que parar: Mesmo que ainda lhe reste meio depósito de gasolina, o melhor é abastecer-se. Quando voltar à estrada, não vai saber quando é que vai voltar a parar num local que tenha bombas de gasolina.

Defina um orçamento: Se for viajar com outras pessoas, é importante que estabeleçam um orçamento para o que vão gastar. Por exemplo: definam se vão levar comida caseira ou se preferem comer em restaurantes. Decidam se vão passar a noite a acampar ou num hotel. É importante saber quais são as opiniões de todos para evitar que se causem constrangimentos durante a viagem.

Decida o que quer visitar: Se quiser visitar algumas atrações pelo caminho, o melhor é descobrir o que existe para visitar antes de se fazer à estrada. Ao fazer isto, vai reduzir a quantidade de tempo que poderá perder a ver caminhos e direções. Para além disso, já vai ficar com uma boa ideia definida de onde quer recolher memórias.

Leve um carregador de telemóvel portátil: Por norma, a energia do carro é suficiente para carregar o telemóvel, mas o melhor é ter um carregador de telemóvel preparado para que possa fazer chamadas de emergência sem correr o risco de ficar sem bateria no aparelho.

Aprenda a trocar um pneu: Saber trocar um pneu é uma habilidade importante, especialmente se estiver a conduzir em áreas onde a assistência demora algum tempo a chegar. Para além de dever saber trocar um pneu, deve mudar os pneus do veículo antecipadamente antes de partir em viagem.

Faça os planos com quem vai viajar: Uma viagem não se resume apenas aos pontos que vai visitar, mas também servem para estabelecer laços fortes com quem vai consigo. Durante a viagem é importante que esteja em sintonia com quem vai consigo, porque o cansaço e as dificuldades põem à prova todas as relações e estão vão determinar o futuro da experiência.

Seja paciente: Fazer uma viagem não é suposto ser difícil, mas existem sempre alguns fatores que a vão deixar mais suscetível a irritações. É importante manter a calma. Seja educada com os locais que for encontrando, com os outros condutores e com os seus parceiros de viagem. Não deixe que o stress lhe estrague a aventura.

Faça-se à estrada logo de manhã: Se quer evitar o trânsito, opte por viajar logo de manhã, mesmo que seja por volta das quatro ou cinco da manhã. Para além de evitar o caos matinal, vai conseguir ver paisagens incríveis do nascer do sol em vários lugares, todos os dias.

Faça jogos durante a viagem: Quando precisar mesmo de se distrair, vale mais ter um jogo à mão e jogar com os seus amigos ou família. Para além disso, aproveite para parar numa estação de serviço e compre alguns snacks e guloseimas para ir petiscando na viagem.