10 dicas para um Natal sem stress: dos presentes à consoada

iStock-1072690368familianatal

Esta é uma das alturas mais stressantes do ano e convém estar preparada para lidar com ela: aposte em soluções práticas, tente controlar as expectativas e lembre-se de que a sua atenção é o melhor presente que pode oferecer à família e amigos.

Bem sabemos que este mês de Natal é recheado de eventos: ele é almoços, jantares, decorações, músicas… e presentes. São vários os momentos que marcam a época Natalícia e que exigem alguma organização. Para amigos e família, para o colega de trabalho ou para os vários amigos secretos, a maratona de compras de Natal coloca à prova a criatividade e a resiliência na viagem entre lojas. Mas não só. Há a decoração para animar a casa, a comida para aquecer o estômago e todo um sem fim de tarefas que, ao longo do mês, se vão acumulando.

A pensar em todos estes dilemas, decidimos reunir não duas nem três mas sim 10 sugestões para que este Natal não seja regado de stress e correrias desnecessárias. Continue a ler e aponte todas as coisas que deve fazer para não começar o ano de 2019 sem fôlego ou forças.

1. Tarefas bem distribuídas, se faz favor.

É importante perceber que a solução para um Natal mais feliz passa por uma justa distribuição das tarefas. Inclua as crianças, pois há muitas coisas que podem fazer e o ambiente festivo é uma motivação extra para passarem a assumir novas responsabilidades.

2. Controle o orçamento.

Os apelos ao consumo são inúmeros nesta época e a vontade de ter um Natal memorável podem levá-la a fazer compras sem pensar duas vezes. A melhor forma de evitar que as finanças derrapem é estipular um orçamento que inclua presentes, alimentação e outras despesas estritamente necessárias. Recicle a decoração natalícia do ano anterior para poupar dinheiro e peça aos convidados que tragam bebidas e doces, por exemplo.

3. Faça uma lista de presentes.

Para além de controlar o orçamento, é também importante saber exatamente a quem vai dar presentes este ano. Pode também fazer uma lista com ideias de presentes a cada um, assim consegue ter uma noção dos gastos.

4. Esqueça a perfeição.

Tente ser realista ao avaliar o seu tempo, a sua capacidade financeira e a energia que pode investir neste Natal. E relaxe pois expectativas demasiado altas irão provavelmente traduzir-se numa desnecessária sensação de fracasso.

5. Presentes? Viva a Internet!

Uma boa alternativa é optar por compras online: poupa-se à confusão, pode comparar preços facilmente e muitas marcas garantem entregas em 24 ou 48 horas, como é o caso da Intimissimi, da Mango ou da FNAC. Veja aqui o nosso Guia de Compras Online.

6. Se for às compras, leve roupa e sapatos confortáveis.

Se a Internet não é a sua praia e prefere ir para a correria dos centros comerciais, certifique-se que está confortável para não desistir a meio e ter que voltar noutra altura. Desta forma, poupa tempo e dinheiro.

7. Compras nas horas certas.

Se optar efetivamente por comprar o necessário através de locais físicos, certifique-se que não vai nas horas de maior afluência. Garantidamente vai poupar-lhe muitas horas de stress.

8. Comprar tudo com antecedência.

Nos dias que antecedem o Natal há sempre uma maior afluência às lojas (em qualquer altura do dia). Se quer evitar este cenário apocalíptico, faça tudo com a maior brevidade possível. Presentes, comida, decoração, tudo.

9. Passar a consoada fora de casa.

É uma tendência que cada vez tem mais adeptos e percebe-se bem porquê: as únicas preocupações que terá resumem-se à compra dos presentes e à escolha do que vestir na noite de Natal.

10. Comprar a refeição no restaurante preferido.

Neste caso terá de ter a casa quase imaculada para receber a família e tratar da decoração mas, pelo menos, não precisará de fazer muitas compras nem de perder horas na cozinha.