10 dicas para um Natal sem stress

Esta é uma das alturas mais stressantes do ano e convém estar preparada para lidar com ela: aposte em soluções práticas, tente controlar as expectativas e lembre-se de que a sua atenção é o melhor presente que pode oferecer à família e amigos.
1. Tarefas bem distribuídas, se faz favor
Uma sondagem de 2013 revelou que as mulheres inglesas despediam 270 horas a tentar preparar o Natal perfeito; que 50% dos homens achava que elas stressavam excessivamente e um terço considerava que conseguiria fazer melhor. Por seu lado, cerca de metade das mulheres disse não confiar no parceiro para assegurar tarefas essenciais.
Vale a pena refletir sobre o tema… e perceber que a solução para um Natal mais feliz passa por uma justa distribuição das tarefas. Inclua as crianças pois há muitas coisas que podem fazer e o ambiente festivo é uma motivação extra para passarem a assumir novas responsabilidades.

2. Controle o orçamento
Os apelos ao consumo são inúmeros nesta época e a vontade de ter um Natal memorável podem levá-la a fazer compras sem pensar duas vezes. A melhor forma de evitar que as finanças derrapem é estipular um orçamento que inclua presentes, alimentação e outras despesas estritamente necessárias e segui-lo à risca. Recicle a decoração natalícia do ano anterior para poupar dinheiro e peça aos convidados que tragam bebidas e doces, por exemplo.

(veja as outras dicas para um Natal sem Stress na nossa galeria)

Teresa Frederico