10 dicas para poupar a bateria do smarthphone

iStock-1036539936(1)

É daquelas pessoas que a bateria do seu smarthphone não dura um dia inteiro e tem de andar com a powerbank sempre no bolso para a salvar nos últimos 10%? Pois saiba que não está sozinha – aliás, é um mal quase que geral nos dias que correm.

Seja Android ou Iphone, a verdade é que as baterias dos telemóveis podem até evoluir, mas acabam sempre por viciar. Acordamos com o telemóvel a 100% e passadas poucas horas damos por nós e a bateria já vai a menos de meio. Identifica-se com o cenário?

Pois então, veja abaixo alguns truques que a vão ajudar nessa tarefa:

1. A luminosidade do ecrã: quanto mais brilhante estiver o ecrã, mais bateria consome. A sugestão é baixar ligeiramente a percentagem e ir diminuir ainda mais quando tiver que poupar os últimos cartuchos da bateria.

2. As aplicações abertas: quando acordou foi espreitar todas as suas redes sociais, abriu páginas de internet e foi ao e-mail? Se não as fechar, vão estar sempre prontas para utilização e dessa forma consomem bateria. Atenção à câmara, quando não a está a usar.

3. As notificações: um a um dos seus seguidores na conta do Instagram vai “gostando” da sua última fotografia e todo esse tráfego vai aparecendo no ecrã quando está bloqueado? Se é isso que quer, tudo bem. Mas para evitar consumir a bateria, desligue as notificações que não precisa de receber a cada minuto; ou deixe apenas ligadas aquelas mais importantes.

4. O modo vibração: acredite, se tiver o seu telemóvel com o modo vibração ligado gasta mais bateria cada vez que troca mensagens e recebe notificações, do que se estiver apenas com o volume ligado (sem vibrar). Desligue o vibrar se quer poupar bateria.

5. A procura de redes wi-fi: acontece quase todos os dias a toda a gente, sair de casa e não desligar o wi-fi. O telemóvel vai estar constantemente à procura de uma rede para se ligar, com o problema que não reconhece nenhuma das centenas de casas que lhe aparecem no raio. Não se esqueça de desligar o wi-fi quando sair de casa ou não estiver a utilizar.

6. Modo avião mesmo em terra: o modo voo não serve apenas para ligar quando vai de viagem. É bastante útil para alturas do dia em que não vai (mesmo) estar a consultar o telemóvel, como a ver um filme no cinema, a fazer um exame, numa reunião ou até a comer (agora estou a comer). Ao ligar essa opção, não funciona nenhuma ligação e o telemóvel resiste a longas horas se não for utilizado.

7. Atualizações automáticas: já aconteceu a todos os utilizadores de smarthphone serem surpreendidos com apanhar uma atualização a ser feita “porque sim”. Porque apareceu uma nova e a opção automática estava ligada e os dados móveis são consumidos e ainda a bateria de um download. Controle as atualizações de apps manualmente.

8. Atualize o telemóvel: no ponto anterior não lhe dizemos para não as fazer, apenas para as evitar em alturas que não são necessárias. No entanto, sempre que haja atualizações compatíveis com o seu smarthphone é aconselhável fazê-las para corrigir eventuais erros que estejam a consumir demasiado o desempenho do telemóvel e por sua vez a bateria.

9. A localização a funcionar: não pense que é apenas por desligar o Google Maps que deixa de ter a localização ligada. Há muitas aplicações que estão constantemente à procura de o localizar, é o caso do Facebook. Desligue no iPhone em Definições > Privacidade > Serviços de Localização.

10. Aplicação para poupar bateria: todas estas sugestões ditas nos pontos anteriores são úteis, mas também não dispense de uma aplicação para gerir a utilização do software. Por exemplo, a aplicação Battery Doctor faz a gestão de tudo automaticamente, de maneira a ocultar funcionalidades ou outras aplicações que não estejam a ser utilizadas. Acredite, esta aplicação torna a sua vida mais fácil.