10 estratégias para eliminar o açúcar da sua vida

O açúcar é um dos principais inimigos da sua saúde. Pode evitar comer bolos, chocolates e até já nem colocar açúcar no café, mas ele continua bastante presente na sua alimentação. Só há três alimentos que não têm açúcar: a carne, o peixe e os ovos. Tudo o resto possui este carboidrato. Não há como escapar. Mas pode reduzir bastante as quantidades exorbitantes que ingere todos os dias. Para o ajudar a travar esta verdadeira “guerra”, a nutricionista Sónia Marcelo lançou o livro Guerra ao Açúcar.

links_Jenner

“Os piores são os produtos industrializados: bolos, bolachas, barras de cereais, cereais de pequeno-almoço. Mas os produtos mais naturais também têm. A fruta, os vegetais e os laticínios, mesmo os magros, porque o leite tem um açúcar que é a lactose. Temos de privilegiar os que têm menor quantidade e os mais naturais, que a natureza nos dá”, explica ao Delas.pt Sónia Marcelo.

Entre os adoçantes naturais pode optar pelo açúcar de coco, eritriol, tâmaras, stevia, xilitol e xaropes de ácer, agave ou arroz integral. E esteja atenta aos rótulos dos produtos que encontra no supermercado. Muitos não têm “açúcar” escrito nos rótulos, mas este carboidrato aparece designado por nomes diferentes como “xaropes“, “os ose’s” e “itol’s”, os açúcares álcool.

Só quando ingere adoçantes artificiais é que não está a consumir açúcar, pois são produzidos industrialmente. Não têm qualquer valor calórico mas devem ser ingeridos de forma moderada, para evitar efeitos nocivos.

Doenças causadas pelo açúcar

Ficou assustada? Tem razões para isso. O consumo excessivo de açúcar aumenta bastante a probabilidade de vir a sofrer de doenças como o Alzheimer, enfarte, cancro, diabetes, depressão, enxaquecas ou artrite reumatoide. E é por tudo isto que é urgente fazer uma guerra ao açúcar.

“Já está mais do que comprovado que é um dos nutrientes que prejudica a nossa saúde, são vários os estudos que indicam que é o causador de várias doenças como a obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares. Por outro lado, as pessoas fazem um consumo excessivo, todos os dias consomem produtos com açúcar e não o sabem”, alerta a nutricionista.


Só devem ser ingeridas 25 gramas de açúcar por dia


A Organização Mundial de Saúde recomenda que apenas sejam ingeridas 25 gramas de açúcar por dia, o que equivale a seis colheres de chá ou menos de duas colheres de sopa.

Para a ajudar a vencer esta batalha diária, Sónia Marcelo dá-lhe no livro Guerra ao Açúcar dicas para se livrar deste inimigo (pode ver alguns desses conselhos na galeria de imagens acima) e receitas caseiras – panquecas, bolo de caneca de cenoura e queques de alfarroba, por exemplo – com ingredientes saudáveis que são excelentes alternativas aos seus atuais snacks e lanches.

Guerra ao Açúcar na Conversa Delas na TSF

Esta quarta-feira depois do jornal das 20h00 TSF, a Conversa Delas é sobre este Guerra ao Açúcar, de Sónia Marcelo.

Numa entrevista conduzida por Carla Macedo, editora executiva do Delas.pt, a nutricionista vai explicar o que é realmente o açúcar e falar ao pormenor de como este carboidrato influencia o desenvolvimento de doenças como a depressão e o Alzheimer.

Ficha técnica do livro:

Guerra ao Açúcar

Guerra ao Açúcar, Sónia Marcelo. Editora Chá das Cinco, 16,60 euros