10 formas de incutir nas crianças boas noções sobre dinheiro

Não é fácil a relação das crianças com o dinheiro. Existem muitos conceitos em jogo para serem entendidos por alguém com tão pouco tempo de existência. Lembra-se quando uma hora parecia um dia, um dia uma semana e uma semana um mês?


Leia também o artigo Filhos: semanada ou mesada?


Para poupar é necessário entender o conceito de futuro, que para os mais novos pode ser daqui a um mês ou mesmo uma semana por vezes. Para entender o dinheiro e a sua função é necessário entender que a “máquina das notas” não dá dinheiro infinito e que o dinheiro não nasce no cofre do banco. A verdade é esta: nenhuma criança entende a noção que o dinheiro é limitado e pode um dia acabar, pelo menos nos primeiros anos de vida, não entenderá.

O papel dos pais, no que toca ao dinheiro, é o de criar espaços para a compreensão dos conceitos difíceis, a seu tempo e com calma. E o que é educar se não explicar conceitos impossíveis de uma maneira possível?

Todavia não esqueça que são crianças, não lhes tente explicar o que foi o crash da bolsa, nem o que é a Euribor. Vá com calma, esteja lá sempre para qualquer dúvida que surja e não evite o tema.

Veja a nossa galeria com 10 conselhos preciosos.