10 tendências da próxima estação que queremos utilizar já

São dez das principais tendências para o próximo outono / inverno, e algumas delas podemos começar a utilizar já. Das botas brancas ao tartan, padrão axadrezado típico dos anos 90, sem esquecer o estilo cowboy e a predominância do padrão animal, assim será a moda dos próximos meses.

As coleções para a próxima estação representam um claro regresso ao passado, nomeadamente às décadas de 70, 80 e 90, seja através dos cortes, cores ou padrões das peças, ou de referências a filmes, séries e personagens das épocas.

Os tons de amarelo, dourado e castanho, os cortes à boca-de-sino, tecidos em bombazine e a sobreposição de várias peças com diferentes cores e materiais remetem-nos para a altura em que a música disco se destacou, os anos 70.

A próxima década que conseguiremos identificar nas novas coleções, embora de forma menos notória, é a de 80, através de peças coloridas e com cortes oversized, como vemos nos desfiles de marcas como Saint Laurent, Marc Jacobs ou Alexander McQueen.

Quanto à década de 90, é esta que assume maior destaque e cuja influência é visível no tipo de peças e acessórios que vamos utilizar, assim como nos padrões. O tartan volta em força, seja em peças únicas como blazers, calças ou vestidos, ou em conjuntos de saia e casaco, em cores vivas como o amarelo, cor-de-rosa, verde, vermelho ou azul. Se é fã do filme Clueless, esta é a oportunidade ideal para recriar os looks de Cher – se precisar de inspiração, veja os desfiles de Michael Kors, Versace ou Burberry.

Ainda nos anos 90, os ténis com sola grande voltam a ser cool, nomeadamente o icónico modelo da Fila que poderá ver na galeria acima. As t-shirts e sweatshirts com mensagens, logótipos de marcas, personagens de filmes ou figuras populares da época também passam a ser um must have da estação, assim como acessórios para o cabelo.

De volta ao presente, não podemos deixar de realçar a utilização de estampado animal em todo o tipo de peças de roupa e acessórios, uma tendência que já começámos a verificar ainda este verão. De igual forma, as peças em denim deixam de ser vistas como opções apenas das estações mais quentes, e passam a marcar presença o ano inteiro. Um look total em denim também poderá ser uma opção.

A grande surpresa será o estilo cowboy, que nos transportará até aos clássicos de Western. Peças com franjas e, sobretudo, as botas ou botins neste estilo voltam a estar na ribalta, como percebemos nas coleções de Alberta Ferretti ou Isabel Marant. Se quiser conjugar duas tendências numa só, opte por uns botins de cowboy em cor branca, já que o calçado nesta cor será outra realidade da estação.

Por fim, mas não menos importante, importa referir que as carteiras se querem o mais original possível. As malas em formato cilíndrico e os modelos feitos com bolinhas assumem uma clara preferência, e há opções em diferentes cores.

Percorra a galeria acima para ver algumas destas tendências e para conhecer peças que se enquadram em cada uma delas e que queremos começar a utilizar já.

Fãs dos Simpsons, vem aí uma coleção especial

Argolas: os brincos dos anos 90 estão de regresso e vieram para ficar