’10 Years Challenge’: o desafio mais inspirador vem de uma anónima

Durante a última semana o Instagram tem sido inundado pelo desafio 10 Years Challenge, um movimento que incentiva as pessoas a colocar uma fotografia com 10 anos de diferença lado a lado. As celebridades têm aproveitado o desafio para apelar a causas como o desgelo, mas o exemplo mais inspirador vem mesmo de uma anónima.

Chama-se Katie Piper, tem 35 anos e, há 10 anos, foi vítima de um ataque com ácido que a deixou desfigurada. Katie aproveitou o popular desafio para mostrar a sua história e incentivar outras pessoas a não se sentirem mal por envelhecerem.

“Não permitam que este desafio vos deixe ansiosas por estarem a envelhecer – é um privilégio absoluto. Na primeira fotografia sou eu com 25 anos, em 2009, na cozinha da minha mãe. Na segunda fotografia sou eu, com 35 anos, na semana passada, na minha própria cozinha em 2019”, escreveu Katie na legenda da sua publicação.

[Instagram]
Segundo conta a revista digital australiana Honey.nine, Katie estaria a passear pelas ruas londrinas quando foi abordada por um homem que lhe deitou ácido sulfúrico para a cara, num ataque que fora planeado pelo seu ex-namorado. O acidente resultou em queimaduras graves em toda a sua face (ainda visíveis atulamente) e na perda de visão de um dos olhos. Na altura, Katie teve de ficar em coma induzido durante 12 dias.

Mas a sua história é motivadora, até porque Katie não baixou os braços e criou a sua própria fundação, para ajudar pessoas que sofrem de ataque idênticos ao seu. Esta sua imagem em resposta ao “10 Years Challenge” é apenas mais um prova de como tudo pode mudar em 10 anos e não necessariamente no mau sentido.

Percorra a galeria de imagens e veja outras fotografias que estão a ser partilhadas no Instagram quer através do hashtag do desafio, quer por páginas anónimas ou mesmo por celebridades que tentam apelar a causas como o desgelo ou a inflação dos valores das rendas das casas. Dos bons aos maus exemplos, muito pode mudar numa década.

10 Years Challenge: o desafio que está a inundar a internet