Ana Sofia Carvalho integra Grupo Europeu de Ética

ana-sofia-carvalho
[Fotografia: Rui Oliveira/Global Imagens]

Ana Sofia Carvalho foi nomeada pelo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, para integrar Grupo Europeu de Ética em Ciência e Novas Tecnologias (EGE). A professora da Universidade Católica e membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida vai passar a integrar aquele grupo europeu composto por 15 elementos.


Leia uma das mais recentes decisões tomadas pelo Conselho de Ética para as Ciências da Vida


O EGE, organismo criado em 1991, apresenta-se como uma plataforma “de aconselhamento independente” que trabalha diretamente com o presidente da Comissão Europeia, tendo por missão “fornecer pareceres independentes em matérias da ética da ciência e de novas tecnologias, em estreia ligação com as políticas e a legislação da União Europeia”, lê-se no site da entidade.

A escolha e nomeação dos membros é feita com base “no conhecimento e chegam de áreas das ciências naturais e sociais, da filosofia, da ética, do direito, garantindo a independência e interdisciplinaridade nas questões éticas colocadas pela inovação científica e tecnológica”.

De acordo com o comunicado enviado pela Universidade Católica, onde Ana Sofia Carvalho foi selecionada “entre dois mil candidatos de todos os países membros”, passando a trabalhar diretamente com o Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas.

Ana Sofia Carvalho é diretora do Instituto de Bioética, entidade integrada na Universidade Católica. “É a única instituição universitária dedicada exclusivamente ao ensino, investigação e difusão da Bioética, sendo que os seus investigadores se encontram envolvidos em diferentes projetos de investigação a nível nacional e europeu”, diz a entidade em comunicado.

Sobre a professora agora nomeada e ainda no mesmo documento enviado à Comunicação Social, Ana Sofia Carvalho “distingue-se, ainda, pelo sólido percurso científico, com investigação que vai da biotecnologia às questões éticas da saúde e da integridade científica”.

Imagem de destaque: Rui Oliveira/Global Imagens