118 mil milhões de euros: os custos da violência e da desigualdade de género

custos violência desigualdade de género mulher homem direitos igualdade
[Fotografia: Christin Hume/Unsplash]

A desigualdade de género e a violência está bastante presente na sociedade, tal como é visível. Para consciencializar mais as pessoas, a Fundação da Mulher, em França, divulgou números dos custos deste comportamento masculino.

Ao todo as diferenças entre mulheres e homens, quer no dia-a-dia, quer no local de trabalho, são tantas que chegam a ter um custo total de 118 mil milhões de euros em França, segundo Anne-Cécile Mailfert, da Fundação.

No mundo do trabalho registou-se cerca de 90 mil milhões de euros em custos. De custos de diferenças salariais e nível de atividade contabilizou-se 22 mil milhões de euros.

No que diz respeito à violência doméstica, em território francês, somou-se cerca de 3,6 mil milhões de euros em custos médicos, ajudas, assistência social e impacto nas crianças.

O estudo avançou ainda os custos dos comportamentos do sexo masculino que podem ser perigosos, tais como homicídios, acidentes rodoviários, violações, destruições de propriedade, invasão, entre outros: 89 mil milhões de euros.

Os especialistas que estiveram envolvidos neste estudo revelaram à revista France Inter que ainda existem poucos estudos sobre o impacto da desigualdade de género em diversas áreas.