12 pequenos gestos para começar já a salvar o planeta

Desde 1961 que a World Wide Fund for Nature (WWF) trabalha nas áreas de conservação, investigação e recuperação ambiental, mas nunca o trabalho desta organização não governamental internacional foi tão necessário e urgente. As alterações climáticas e as suas consequências começam a afetar o mundo de forma grave e, se nada for feito de imediato, dificilmente se conseguirá salvar o planeta.

Há dois anos foi fundada, em Portugal, a Associação Natureza Portugal (ANP), parceira da WWF. A representar a organização internacional em território luso, esta associação está alinhada com o programa de conservação e comunicação da WWF e tem desenvolvido trabalho na área da prática florestal, prática dos oceanos, vida selvagem e alterações climáticas.

Agora, também em conjunto, lançam o livro 12 Pequenos Gestos para Salvar o Nosso Planeta, feito para que as pessoas percebam a importância que os seus comportamentos podem ter para mudar o estado atual do planeta (percorra a galeria de imagens no topo do texto para ficar a conhecer, de forma resumida, estes 12 pequenos gestos).

Um europeu, em média, usa 2,8 planetas para viver. O que o livro pretende fazer é, na parte que cabe às pessoas, apontar 12 gestos simples, que não custam, e que muito vão contribuir para alterar aquilo que é a principal questão: a nossa pressão sobre o planeta, sobre os recursos naturais”, explicou ao Delas.pt Ângela Morgado, diretora da ANP e autora do prefácio desta obra.

Pela adesão dos portugueses às iniciativas da associação, Ângela Morgado considera que as pessoas estão perfeitamente conscientes dos problemas das alterações climáticas e da perda de biodiversidade.

“Percebem que as florestas e os rios estão diferentes, todo o ecossistema está diferente daquilo que tínhamos há uns anos. O que falta ainda fazer por parte das pessoas é comprometerem-se mesmo a mudar porque a nossa sobrevivência depende dessa mudança“, acrescentou a diretora da ANP.

Ficha técnica do livro:

12 pequenos gestos para salvar o nosso planeta

12 Pequenos Gestos para Salvar o Nosso Planeta, da ANP em associação com a WWF. Editora Vogais, 14,99€

Clique aqui e siga-nos no Instagram

Netflix alerta: novo documentário pode ser perturbador para amantes de animais