12 razões pelas quais os seus produtos de cosmética não estão a resultar

pele
[Fotografia: iStock]

Ter uma boa rotina de cuidados com a pele pode ajudá-la a mantê-la saudável e radiante à medida que envelhece. Mas, por vezes, por mais que cumpra esse regime, há algo que falha e não faz o devido efeito.

Embora sejam de extrema importância para quem quer ter uma pele jovem, há sempre espaço para o aparecimento de novas marcas e manchas, até mesmo quando se cumprem as mais rigorosas rotinas. Existem, por vezes, fatores externos que podem dificultar a eficácia dos produtos.

Desde a falta de uso de protetor solar, às mudanças climáticas, passando pelo uso de medicamentos e alterações hormonais, verifique agora as 12 razões pelas quais os seus produtos de beleza podem parar de fazer efeito.

O produto expirou

Tal como acontece com a comida, os produtos cosméticos também têm prazo de validade. Quando expiram, também a eficácia que é suposto terem desaparece. Por esta razão, é de extrema importância que leia os rótulos dos produtos e verifique a data de validade antes de o comprar. Não desperdice dinheiro em artigos que não têm grande duração.

Está a guardar os produtos incorretamente

Embora pareça fácil saber como deve guardar um produto de cosmética, não é assim tão linear. Nem todos os produtos podem ficar totalmente expostos aos fatores externos. Mais uma vez, é importante que leia o rótulo antes de arrumar, especialmente porque se ficarem num local onde o sol bate diretamente, isso pode decompor os ingredientes ativos utilizados no produto.

O corpo fica habituado ao produto

Tal como acontece com os medicamentos, aos quais o corpo se acaba por habituar e, depois, já não têm resultados, também um produto de cosmética pode deixar de funcionar. Por mais estranho que pareça, depois de a pele se habituar, a epiderme cria resistências aos produtos que aplica. Por este fator, é importante que vá trocando de produto de vez em quando.

Não está a prestar atenção a alterações climáticas

Os fatores ambientais podem interferir com a eficácia da rotina de cuidados com a pele. Existem produtos de beleza indicados para cada estação do ano, principalmente no inverno e no verão. Por esta razão, é importante que esteja ciente disso e que faça as mudanças necessárias para manter a sua pele no melhor estado possível. O inverno pode fazer com que a pele fique vermelha, seca e irritada, enquanto os meses quentes e húmidos de verão podem levar à pele oleosa.

Está a sofrer alterações hormonais

As alterações hormonais também podem afetar a sua pele. É normal que, por vezes, apareçam manchas ou borbulhas quando está num estado de stress, por exemplo. Com isto em mente, pode ser necessário mudar os seus produtos cosméticos para ajudar a combater qualquer acne, secura ou irritabilidade que possa surgir.

A sua medicação pode estar a causar problemas à sua pele

Certos medicamentos podem causar irritação na pele, tornando importante falar com o seu médico ou dermatologista, se isso for preocupante. Os medicamentos podem ser um dos culpados por detrás dos seus problemas de cuidados com a pele. Se isto acontecer, fale com o seu médico e procure fazer um ajuste na medicação ou nos produtos que usa.

Está a aplicar os produtos incorretamente

Produtos que contenham retinol, por exemplo, devem ser aplicados antes de dormir e não durante o dia. Tal como este caso, há muitos outros que são aplicados de maneira incorreta e que prejudicam o cuidado da pele.

Não aplica protetor solar

Muitas mulheres esquecem-se que devem aplicar protetor solar na pele várias vezes ao longo do dia. Ao colocar esta solução apenas de manhã, este não vai fazer efeito durante todo o dia, sendo essa uma das causas pelas quais a sua pele pode estar em mau estado.

Não é consistente com a sua rotina

Juntamente com a importância de mudar o uso do seu produto com base no tempo, datas de validade ou alterações hormonais, é fundamental manter uma rotina diária e tentar dar tempo à sua pele para se ajustar a ele.

Não está a esfoliar a pele o suficiente

A falta de esfoliação pode ser outra razão pela qual os seus produtos podem não estar a funcionar. Basta uma camada de células mortas na pele para impedir que os ingredientes do seu produto penetrem eficazmente na pele. Faça uma esfoliação várias vezes durante a semana para que os produtos sejam eficazes.

O produto não é forte o suficiente

Se vir que produtos como antitranspirantes, exfoliantes e retinol não estão a trazer resultados para a sua pele, é preciso aumentar a força desses mesmos produtos.

O estado da sua pele muda

Embora o seu tipo de pele nunca mude, é possível que a epiderme possa passar por diferentes ciclos. Isto torna importante trocar os seus produtos com frequência, já que vai querer garantir que aborda quaisquer preocupações de pele num determinado momento.