13 atitudes que não se deve ter nos transportes públicos

Quem tem de utilizar transportes públicos para se deslocar entre a casa e o trabalho, acaba por passar boa parte do seu dia em carruagens de metro e comboio, nos autocarros ou nos barcos das travessias fluviais. A correria pode ser tanta que alguns hábitos e atitudes que, à partida, deveriam ser exclusivamente reservados à esfera privada, saltam frequentemente para os olhos do público, à boleia dos diferentes meios de transportes.

Por mais inusitado que possa parecer, acontece, com alguma regularidade, os utilizadores destes transportes aproveitarem o tempo passado em viagens para cuidados de higiene e de beleza, para consumirem produtos alimentares inapropriados para o local, resolverem assuntos pessoais ao telefone ou ouvirem as suas músicas preferidas em altos berros, partilhando-as à força com os demais. Estas atitudes revelam, muitas vezes, falta de civismo, e da chamada etiqueta social, acabando mesmo por resultar no mais básico desrespeito pelos outros e do seu espaço. E não são as únicas.

Veja, na galeria, 13 pequenas atitudes que comprometem uma vivência coletiva mais harmoniosa, no quotidiano dos transportes públicos.

Seis formas de aproveitar o tempo nos transportes públicos

Os episódios mais caricatos a bordo de um táxi