13 coisas que não sabe sobre o seu cão

“Não me olhes com esses olhos de cãozinho abandonado”, dizemos nós muitas vezes quando vemos o nosso cachorro babar-se enquanto jantamos. “Bobi, vai buscar”, e lá vai o nosso cão alegremente aos pulos atrás de uma bola que com força atirámos para a outra ponta do quintal. Mas, afinal, como é que é a vida vista pelos olhos dos nossos próprios cães?

Ser um cão, de Karen Wild, uma edição Vogais

A pensar na forma como estes animais percecionam o mundo, a especialista em comportamento animal Karen Wild elaborou um livro direcionado especialmente para os nossos bicharocos – ou melhor, para os respetivos donos os conhecerem como ninguém. “Como é ser um cão? O que é que o entusiasma, assusta ou irrita? Como é que vê, sente e ouve o mundo? Porque reage a certos estímulos? Como é que olha para os humanos da sua matilha?“. Estas e outras questões vão sendo respondidas ao longo do livro, que nunca fala para nós, humanos, mas sim para eles, os cães: “Quando as famílias humanas escolhem a tua companhia, não o fazem apenas em resposta a tendências de moda ou à tua aparência. Consideram-te um membro da família”. É sempre neste diálogo constante e direto com os nossos patudos que o livro vai sendo escrito e vai mostrando e desmitificando vários mitos.

Divido em vários capítulos, a obra aborda os mais variados temas no que toca ao comportamento dos nossos companheiros de quatro patas. Será que sabia que os cães não vêm todas as cores, mas também não vêm totalmente a preto e branco? Ou que existem sete passos específicos para colocar o seu cachorrinho a dormir? Ou, ainda, que há diferenças entre abanarem a cauda para o lado esquerdo ou para o lado direito?

Desvende estas e outras curiosidades na galeria de imagens acima e torne-se numa expert em comportamento canino.

Dia do cão: os patudos portugueses mais famosos do Instagram

Mulheres criam mais empatia com os animais de estimação