13 “métodos” contracetivos perigosos para as mulheres

Apesar da variedade de métodos contracetivos existentes atualmente, há mulheres em diversas regiões no mundo que continuam a recorrer a “métodos” antigos e ineficazes. Muitos deles são até bastante perigosos e podem colocar em causa a saúde e o bem estar físico feminino. Será que já tinha ouvido falar em alguns deles?

Falamos de ingerir determinadas misturas, introduzir produtos ou objetos na zona genital (veja mais na galeria acima) e muitas outras práticas. “Métodos” que ao longo dos anos foram considerados, por várias culturas, formas mais naturais e económicas de conseguir evitar a gravidez e até a transmissão de doenças sexuais e que terão passado de geração em geração.

Alguns deles ainda são postos em prática em zonas mais rurais, outros continuam a ser falados mesmo nos países mais desenvolvidos. Os “métodos” e dados recolhidos foram divulgados pelo UNFPA (Fundo de População das Nações Unidas) pelo jornal The Guardian.

Conhecer os métodos contracetivos e as principais vantagens e desvantagens destes é fundamental para decidir aquele que se pretende usar para ter relações sexuais seguras. Procurar informação nos centros de saúde ou marcar uma consulta com um ginecologista são algumas das formas de obter informações úteis e verdadeiras.

Percorra a galeria de imagens acima para conhecer 13 “métodos” contracetivos que não resultam e ainda podem trazer complicações para a saúde feminina.

[Imagem de destaque: Shutterstock]

Cinco razões para usar o preservativo feminino

5 coisas que cortam o efeito da pílula