13 queixas por mês de violência no namoro

Em apenas um ano de funcionamento, Observatório da Violência no Namoro, a entidade que funciona com uma plataforma online, reportou 151 queixas, feitas por quem sofreu na pele estes episódios ou por testemunhas das práticas. Contas feitas, são quase 13 denúncias por mês.

As raparigas e mulheres são as principais vítimas, configurando 90,7 % das queixas. Ou seja, nove em cada dez denúncias disseram respeito a comportamentos agressivos sobre o sexo feminino. Quanto aos agressores, a percentagem é ainda mais elevada, tendo sido registados autores do sexo masculino em 97,7% das queixas recebidas.

Segundo o mesmo Observatório, que cumpriu terça-feira, 17 de abril, um ano de existência, perto de ¾ dos relatos de violência (72,2%) tiveram lugar já após a rutura do namoro. A entidade destaca ainda a preponderância da violência online, reportando 21,2% dos casos.

Na galeria acima recorde o que deve e não deve dizer ou fazer caso veja alguém a ser vítima de assédio. Recomendações deixadas ao Delas.pt pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima.

Assédio persistente em quase 1/3 das denúncias

No Dia Nacional da Sensibilização para o Stalking (o assédio persistente), que se assinala esta quarta-feira, 18 de abril, a instituição refere que 29,1% das denúncias recebidas diziam respeito a episódios deste tipo, sendo que a tipologia de violência mais prevalente é a psicológica (90,7%), seguida da física (53,6%) e da social (33,1%). É ainda de absoluto relevo a percentagem de violência sexual, com 17,2% dos casos que chegaram ao observatório, bem como as ameaças de morte, registadas em 10% dos casos.

Imagem de destaque: Shutterstock

Conheça os sinais de alerta para o assédio sexual