15 alimentos que pode comer mesmo fora da validade

iStock-1007633540 (1)
[Fotografia: iStock]

Numa altura em que a pandemia do novo Coronavírus está a afetar a economia do país, começa a ser importante pensar nos gastos desnecessários que faz com a alimentação. Sabia que há alimentos que podem ser consumidos mesmo estado fora da validade há muitos anos?

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, em Portugal desperdiça-se um milhão de toneladas de alimentos por ano. Números que indicam que cada família desperdiça 324 mil toneladas e cada pessoa uma média de 132 quilos.

No conjunto dos países industrializados os números são ainda mais assustadores: deita-se fora 1,3 mil milhões de toneladas de comida por ano. Quantidade suficiente para alimentar os cerca de 925 milhões de pessoas que passam fome por todo o mundo.

 

Para combater o desperdício de alimentos e ajudar as famílias a poupar, mostramos-lhe 15 alimentos que permanecem comestíveis durante anos, muito além do prazo de validade que os seus rótulos indicam.

Descubra agora que alimentos são esses.

Arroz: Praticamente todos os tipos de arroz se mantêm comestíveis durante vários anos, desde que a embalagem permaneça bem fechada. O único tipo de arroz em que esta regra não se aplica é o arroz integral devido aos óleos que contém.

Café instantâneo: Quando se mantém fechado dura até dois anos após o prazo de validade.

Mostarda: Se a embalagem se mantiver fechada pode durar até três anos para lá do prazo de validade. É uma grande ajuda para acelerar o metabolismo. Se comer uma colher de chá de mostarda, que contém cerca de cinco calorias, a velocidade do seu metabolismo aumenta em cerca de 25% durante várias horas, de acordo com um estudo do Instituto Politécnico de Oxford.

Feijões secos: São um alimento essencial em qualquer despensa. Enquanto a versão enlatada está carregada de sódio e outros aditivos, os feijões secos não têm nada disso. Apenas toda a fibra e nutrientes saudáveis que tão bem lhe fazem. Segundo United States Dry Bean Council, que representa os interesses dos comerciantes da indústria de feijão seco dos EUA, o feijão pode manter-se comestível até um ano depois do seu prazo de validade terminar. Certifique-se apenas de que o armazena num local fresco e seco.

Atum enlatado: De acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), os baixos níveis de ácido de enlatados como os legumes, a carne e o peixe mantêm-nos frescos durante cinco anos. Não possibilita o desenvolvimento de bactérias que estragam a comida. Mas atenção: se quer que os enlatados durem tanto tempo tem de os manter fechados.

Amido de milho (ou a famosa farinha Maizena): Quando é armazenado num local fresco e seco mantém-se seguro para comer indefinidamente.

Mel: Apesar de ser doce, os especialistas em nutrição adoram mel pelas suas propriedades antivirais e antibacterianas. A sua durabilidade é praticamente infinita. Pode ficar granulado, duro ou mudar de cor, mas as suas características antibióticas protegem o sabor.

Vinagre: É muito ácido e, por isso, garante a sua autopreservação por tempo indeterminado, segundo o Instituto do Vinagre norte-americano.

Extrato de baunilha: Tem uma validade indefinida.

Açúcar: Também pode durar vários anos. Para evitar que fique duro ou atraia insetos só tem de armazená-lo num recipiente fechado.

Bebidas destiladas: Se tem uma garrafa de tequila guardada em casa há três anos pode bebê-la à vontade porque o álcool não se estraga. Só precisa de estar armazenado num local fresco e seco.

Azeitonas: Fechadas, podem ser consumidas até três anos depois de o prazo de validade ter terminado. Vão continuar perfeitas para serem usadas para decorar cocktails e servir de aperitivo para saladas.

Xarope de ácer

Sementes de chia: Não só contêm todos os aminoácidos essenciais como são também uma fonte potente de fibra e diminuem o risco de doenças cardíacas. Quando são armazenadas em recipientes fechados no frigorífico permanecem saborosas e seguras para comer até um ano após o final do prazo de validade.

Sal: Seja sal de mesa ou marinho pode usá-lo com toda a confiança nos seus pratos, independentemente da quantidade de tempo que está armazenado na sua prateleira. Quando armazenado num local fresco e seco, o sal permanece perfeito. A única exceção à regra é o sal iodado, que apenas dura cerca de cinco anos.

[Fotografias: iStock]