15 anos de ‘Morangos com Açúcar’: Os casais que marcaram uma geração

Há quinze anos, a 30 de agosto, estreava na televisão portuguesa a série juvenil Morangos com Açúcar. Emitida pela TVI, antes do Jornal das 8, a telenovela chegou e conquistou o público mais jovem da altura, marcando uma geração que ainda hoje recorda os nove anos que o formato esteve em exibição. Para celebrar, reunimos os principais casais protagonistas de diversas aventuras nos mais de 2600 episódios.

Entre amores e desamores, muitos foram os atores a integrar o elenco de Morangos com Açúcar, dando vida a personagens de todas as idades. Com o Colégio da Barra como cenário principal, em 2003, Pipo e Joana foram o casal que marcou o início da geração Morangos.

Seguiram-se muitos outros e alguns trios amorosos, mas nem só de amor viveu esta série juvenil. Os Morangos com Açúcar destacaram-se por trazerem à televisão portuguesa assuntos da adolescência, como a relação dos jovens com o tabagismo e o álcool, a gravidez precoce e doenças como diabetes e alopécia.

A série captou tanto a atenção do público mais jovem que foram também realizadas temporadas de verão, em que o areal e o bar da praia passaram a ser o cenário principal das aventuras dos personagens. Com a chegada de setembro, o regresso às aulas obrigava a um novo elenco. Em setembro de 2012 tal não aconteceu, tendo sido declarado o fim da série que estava no ar desde agosto de 2003.

Recordando a estreia, Benedita Pereira partilhou no próprio Instagram uma fotografia onde surge ao lado de João Catarré e Diogo Amaral, mencionando o ‘triângulo amoroso’ que formaram em Morangos com Açúcar – veja o post abaixo.

https://www.instagram.com/p/BnHwH5ynoPD/?taken-by=bennyapereira

A narrativa teve a assinatura da Casa da Criação, sendo escrita por um conjunto de ficcionistas: Ricardo Leitão, Patrícia Müller, Sandra Santos, João Matos e Elisabete Moreira.

A série serviu ainda como rampa de lançamento para muitos jovens, tanto no mundo da música como do teatro. Como exemplo temos o cantor FF (Fernando Fernandes) e Ivo Lucas, que ainda hoje têm carreiras a solo, e um grande leque de atores, entre os quais Rita Pereira, Cláudia Vieira, Lourenço Ortigão, Jessica Athayde, Helena Costa, João Catarré, Diogo Amaral e Pedro Barroso.

Percorra a galeria de imagens acima para (re)ver os pares mais icónicos de Morangos com Açúcar.

[Imagem de destaque: Facebook]

Morangos com Açúcar: Como está a irmã mais nova de Pipo?

Filomena Cautela: Dos ‘Morangos com Açúcar’ à Europa