15 doenças que se manifestam também na boca

A lista não é infindável, mas é preocupante. Da anemia, aos mais diversos tipos de cancros, passando pela diabetes, HPV, diabetes, sarcoidose ou fibrose quística, tudo isto são doenças, a par das que são específicas, que se tornam evidentes na boca. O essencial é, não só perceber os sinais, como agir em tempo para evitar o pior.

Ao Delas.pt, o dentista Miguel Stanley – conhecido por Dr. White e rosto da televisão portuguesa, tendo participado, entre outros programas no Você na TV e Doutor, Preciso de Ajuda (TVI) – elencou as 15 doenças mais comuns e os respetivos sintomas.

Miguel Stanley é também conhecido por Dr. White Fotografia: DR]
Miguel Stanley é também conhecido por Dr. White Fotografia: DR]

Percorra a galeria acima para ficar a conhecer, em detalhe, todos os sinais que devem fazer soar as campainhas.


Recorde outros cuidados que deve ter


Este sábado, 4 de março, Miguel Stanley irá abrir a clínica para cuidar de jovens da Casa Popular da Damaia, no âmbito do projeto de solidariedade Dr. Risadas.


Este não é o primeiro projeto de solidariedade do médico


“Estas crianças foram previamente submetidas a uma ação de rastreio e sabemos agora que tem má higiene oral e presença de cáries extensas”, explica a assessoria de imprensa do médico dentista e da clínica que lidera, a White Clinic.

“Sabemos da importância de um sorriso saudável tanto a nível social como na autoestima de um indivíduo”, defende o mesmo representante de Stanley.

O projeto de solidariedade, que começou a ser posto em marcha no início de 2016 e deverá culminar a meio deste ano, está vocacionado para “crianças dos 3 aos 16 anos, comprovadamente carenciadas apoiadas por Instituições Particulares de Solidariedade Social”, explica o documento de apresentação da iniciativa intitulada Dr. Risadas.

“Promover a Saúde Oral e estilos de vida saudáveis” e “prevenir e combater as patologias orais” são alguns dos objetivos enunciados pelo projeto, que lembra:

“Portugal é um dos países com pior higiene oral da Europa, com quase todas as crianças a apresentar pelo menos uma cárie dentária (patologia oral mais prevalente no mundo), por esta razão várias medidas preventivas necessitam ser implementadas de forma a combater esta situação.”

E cita a Organização Mundial da Saúde, que alerta “para as várias repercussões da falta de saúde oral, nomeadamente o mau rendimento escolar das crianças e a dificuldade de inserção social”.

Palestras, rastreios e tratamentos médicos e dentários a crianças e jovens sem recurso, bem como a auxiliares das instituições inscritas e encarregados de educação são ações que vão ter lugar ao longo destes quase dois anos de um projeto.