15 utilidades da vaselina que não imaginava

vaselina
Fotografia: Unplash

A vaselina é usada há várias gerações e as suas finalidades são diversas, não só para os cuidados da pele, mas também para a maquilhagem, unhas e cabelo.

O melhor? O preço acessível. À venda em vários hipermercados e farmácias, o valor médio é de 2,99 euros por 100ml.

Deixamos-lhe 15 utilidades da vaselina:

1. Alivia o atrito

Esta é certamente uma das utilidades mais conhecidas. Contudo, serve para bebés, pela pele sensível, e para peles irritadas. Para isso, basta lavar a zona em que deseja aplicar o produto e, após distribuir a vaselina, esguichar água termal para um efeito mais refrescante.

2. Fixa as sobrancelhas

Sobrancelhas finas e indisciplinadas? A solução é simples. Com uma escova de máscara de pestanas, devidamente higienizada, aplique uma pitada de vaselina nos pelos.

3. Ajuda o perfume a durar mais tempo

Os melhores sítios para colocar perfume são no pescoço, pulsos, clavículas, atrás das orelhas ou na parte interna do braço. Mas se quiser um efeito mais prolongado, o ideal é aplicar vaselina, esperar secar, e só depois borrifar o seu aroma preferido.

4. Cura pequenas feridas

Pequenas queimaduras, bolhas e feridas podem ser aliviadas aplicando vaselina diariamente. Se tiver uma área muito irritada, coloque compressas de camomila antes da vaselina para reduzir a dor e a inflamação.

5. Suaviza as cutículas

Diga adeus às cutículas secas. Para isso, basta molhar as unhas em água morna por cerca de cinco minutos e massajar as partes secas com uma camada de vaselina. Depois disso, pegue numa ferramenta de cutículas para manicure e retire a pele morta.

6. Hidrata pontas duplas

Para as pontas duplas aconselhamos a que coloque vaselina nas pontas limpas do cabelo, enrole uma toalha quente, deixe por meia hora e lave como de costume.

7. Acalma a pele depois da depilação

Evitar vermelhidão e irritação após a depilação é possível. Após a remoção dos pelos, espere alguns minutos e use uma quantidade moderada de vaselina para acalmar a pele.

8. Ilumina a pele

Para o efeito de maquilhagem molhada e iluminada deve-se aplicar vaselina nos pontos chave do rosto, como o arco do cupido, ponta do nariz e pálpebras.

9. Evita manchas de tinta

Em confinamento, e com os cabeleireiros fechados, foram muitas as pessoas que se aventuraram a pintar o cabelo em casa.

Para que tudo corra dentro dos conformes, deve usar as medidas de proteção necessárias, como luvas e roupa desgastada. Contudo, a vaselina pode ser a chave para que a tinta não deixe manchas na sua pele. Para isso, aplique uma boa cobertura do hidratante na testa, nas orelhas e no contorno do rosto.

10. Suaviza pés e calcanhares gretados

A vaselina também pode ser usada nos pés, uma vez que hidrata, amacia e repara a pele morta dos calcanhares.

Recomendamos que misture duas colheres de sopa de vaselina com duas colheres de sopa de arroz moído e massaje os pés com a pasta por alguns minutos. De seguida, lave com água morna.

11. Retira maquilhagem

O segredo é esfregar as mãos com vaselina, para aquecê-la, e levá-la ao rosto com massagens suaves. Ao notar que a maquilhagem está a derreter, retire com um algodão e continue com a sua rotina de beleza.

12. Combate a caspa

Para reduzir a caspa basta misturar três colheres de sopa de vaselina, cinco gotas de óleo de eucalipto e uma chávena de óleo de alecrim numa tigela. Aplique a máscara no couro cabeludo com um movimento ascendente e enxague com água morna após 15 minutos.

13. Facilita a retirada de pestanas postiças

Aplique a vaselina num cotonete e passe-a em círculos sob a cola de pestanas, até que seja totalmente removida.

14. Pestanas mais fortes

Pestanas naturalmente mais fortes, grossas, longas, suaves e curvas são possíveis ao aplicar uma camada fina de vaselina antes de dormir. Faça-o dia sim, dia não e comece a notar os efeitos.

15. Hidrata os lábios

A vaselina é um excelente bálsamo labial que pode ser aplicado todos os dias.

Além disso, pode ser convertido num batom com cor. Como? Num recipiente junte uma colher de sopa de vaselina e meia colher de chá de sombra em pó da cor de desejar.