Publicidade Continue a leitura a seguir

16 comentários a evitar dizer a quem tem cabelo encaracolado, crespo ou ondulado

Publicidade Continue a leitura a seguir

Quem tem cabelos encaracolados depara-se muitas vezes com questões que a maioria não consegue imaginar. Pedir para tocar no cabelo é apenas uma parte deste processo invasivo que chega a incluir perguntas sobre as origens familiares ou mesmo sobre a veracidade dos caracóis.

O quotidiano de quem assume a sua melena – e que escapa aos ‘lisos’ – acaba por ser bem mais invadido e, por vezes, pode mesmo chegar ao bullying. Para lá das agressões, há estudos que indicam que assumir os caracóis, os cabelos crespos ou ondulados chega mesmo a alterar a perceção no acesso ao mercado de trabalho. Aliás, um estudo norte-americano recente que pode reler aqui, apontava para essa realidade.

As perguntas e observações recorrentes fazem parte de quem assume o seu cabelo, mas há 16 tipos de comentário que são absolutamente dispensáveis. Conheça-as abaixo e evite-as.

“Com que frequência lavas o cabelo?” É uma das perguntas mais comuns que a comunidade das curlys (cabelos com caracóis ou ondulados) costuma ouvir. Primeiramente, não é de bom tom questionar alguém sobre os seus hábitos de higiene. Mas o que é preciso compreender é que os cabelos “não lisos” exigem cuidados diferentes. Por exemplo, não é necessário lavar com tanta frequência devido a fatores vários como a porosidade, textura e tipo de fio. Quanto mais encaracolado, o cabelo tende a ser menos oleoso e a necessitar de mais cuidados de hidratação e nutrição, o que torna a sua rotina de lavagem mais morosa, sendo frequente as curlys lavarem o cabelo uma a duas vezes por semana.

“Posso tocar no teu cabelo?” Esta é uma questão controversa. Há pessoas que gostam que se mexa no seu cabelo, mas outras não. De qualquer maneira, o que está implícito quando se faz este tipo de pergunta é o tratamento do cabelo da pessoa em causa como diferente, comparando-o a um objeto.

“É tão suave” Se pensa que dizer algo assim a uma curly é um elogio, desengane-se. Está a partir do pressuposto de que o cabelo deveria ser áspero por natureza, atribuindo-lhe à partida um estereótipo negativo.

“O teu cabelo parece melhor liso” Frase que demonstra claramente que, do ponto de vista de quem a profere, o cabelo liso é superior ao cabelo ondulado, encaracolado ou crespo. Muitas mulheres continuam a ser vítimas de discriminação por causa do seu tipo de cabelo no trabalho ou na escola.

“Gosto mais de ti porque o teu cabelo é diferente” ou “o teu cabelo dá-te um ar exótico” Estas frases são ouvidas principalmente em dates. Mas, mais uma vez, esse tipo de comentários podem constituir uma ofensa, dando a entender que só se gosta da pessoa por causa da sua aparência. Os cabelos “não lisos” também são muito versáteis, tendo sido uma escolha da pessoa assumir o seu cabelo.

“Como consegues ter o cabelo assim?” ou “Como fazes para ele ficar assim?” Quem faz este género de perguntas não entende que não escolhemos o tipo de cabelo com que nascemos. Cada vez mais pessoas aprendem a cuidar do seu cabelo, vendo-se na rua frequentemente muitas curlys, o que não significa que seja uma questão de “estar na moda”. Cada cabelo é único e pouco se pode fazer para mudar a natureza dele. Para além da genética, a rotina de lavagem, a humidade e a temperatura ambiente são alguns dos fatores que interferem com a aparência.

“Se és branca porque é que tens cabelo encaracolado? És portuguesa?” e “O teu cabelo é verdadeiro?” Estes comentários são típicos no quotidiano de portuguesas cacheadas. Assim como não escolhemos nascer com certa textura de pele, o mesmo acontece com o cabelo. Nem todas as pessoas de cor têm de ter obrigatoriamente cabelo crespo, nem todas as pessoas de tez branca têm de ter o cabelo liso.

“O teu cabelo cresce?” Este é um dos pontos fracos da maioria das curlys. Quanto mais fechado é o caracol, mais demora a crescer, porque cresce em espiral. Assim, poderá ser ofensivo ouvir um comentário desses porque as curlys enfrentam um longo período de espera para que o seu cabelo cresça visivelmente em comparação com os cabelos de textura lisa.

Outras expressões como “o teu cabelo é tão volumoso”, “és corajosa por usares o cabelo assim”, “penteias o cabelo?”, “o teu cabelo não é profissional” também são de evitar. O que é fundamental quando se quer elogiar o cabelo de uma curly é não tratá-lo como exótico e diferente do cabelo liso.