O que acontece à vagina quando as mulheres estão doentes

Provavelmente nunca pensou que uma constipação ou gripe pudessem influenciar a zona da vagina. Mas a verdade é que quando estamos doentes temos as defesas em baixo, acabando o corpo todo por estar mais vulnerável a infeções, inclusive vaginais, garante a ginecologista e obstetra Maria do Céu Santo.

Sim, estar doente pode alterar o meio vaginal”, afirmou de imediato a especialista ao Delas.pt. E prosseguiu: “Quando estamos doentes há uma baixa de imunidade o que potencia, muitas vezes, o aparecimento de fungos”. Por isso mesmo, além da febre, das dores de cabeça e da sensação de mal-estar provocadas pelo resfriado, aumentam também as probabilidades de surgir algum desconforto na zona íntima, bem como infeções. A candidíase é a mais comum, refere Maria do Céu Santo.

E ir a correr tomar algo para curar a constipação ou a gripe não salva a situação. Pelo contrário: “Se fizer medicação, nomeadamente antibiótico, é provável que surja uma sensação de comichão e que se tenha um corrimento anormal, com consistência de leite coalhado. Além disso, pode ainda originar algumas fissuras entre os pequenos e os grandes lábios da vulva”, indica a ginecologista.

Nestas situações é necessário intervir, recorrendo a algumas terapêuticas: “Na maior parte das vezes a utilização de cremes vaginais resolve. Essas infeções, resultantes de outras doenças ou por medicação, geralmente tratam-se com terapêutica local”, explica Maria do Céu Santo. Mas alerta: “A não ser que sejam pessoas com tendência para infeções repetidas. Aí tem que se fazer medicação oral”.

E as relações sexuais? Como ficam?

De acordo com a especialista, “pode haver relações sexuais na mesma”, desde que haja precauções quanto a doenças sexualmente transmissíveis. Principalmente se existirem fissuras no órgão sexual feminino.

O ginecologista e obstetra Peter Rizk, chama a atenção apenas para um possível desconforto derivado da falta de lubrificação. Tal deve-se à desidratação que o corpo tende a sofrer quando está doente e que pode influenciar os níveis de muco vaginal, explicou o especialista à Glamour americana. Ingerir bastantes líquidos ou utilizar um lubrificante são soluções que podem ajudar na hora do sexo.

[Imagem de destaque: Shutterstock]

O que pode o tabaco fazer à saúde vaginal?