20 coisas que aprendemos com as nossas avós

Mais carinhosas ou menos afetuosas, mais flexíveis, ou pelo contrário, mais austeras, mais ou menos presentes, certo é que as avós sempre foram figuras incontornáveis na formação do caráter e personalidade dos mais novos elementos da família.

No dia em que se assinala a data que as evoca, esta quinta-feira, 26 de julho, recuperamos recomendações, dicas, pensamentos e formas de gerir a vida que têm sido transmitidas pelas avós e que, graças a elas, é conhecimento que pode continuar a ser perpetuado para as futuras gerações.

Como gerir a amizade, o amor e as difíceis relações até às regras básicas que têm por objetivo segurar a autoestima e melhorar a imagem, têm sido elas que – com pequenos toques e doces reparos – vão educando os netos e as netas para a vida. Geralmente, sem o sabor azedo da repreensão que, às vezes, a paternidade e maternidade se permitem.

Sabedoria enraizada e ponderada à qual se acrescenta “aquele” petisco ou o “outro” doce que só elas sabem fazer. E, por muitas aulas que tenhamos com elas, nunca vamos conseguir replicar. Afinal, entre a delícia e a memória da mesma, é mesmo nesta última que radica a especialidade das avós.

Os melhores momentos de Dolores Aveiro com os netos

Mas se elas fazem tão bem aos netos, estes também produzem os seus efeitos junto delas. A ciência veio já indicar que a presença da pequenada no quotidiano dos mais velhos da família pode ajudar à longevidade.

Segundo um estudo de setembro de 2017, publicado na revista Evolution and Human Behaviour (que pode ser lido no original e em inglês aqui), os que têm os netos por perto reportam um risco menor de vir a morrer por um período de 20 anos. Valor, que refere a análise, não se verifica nos que não acompanham os netos. Uma investigação que teve por base o estudo de 500 seniores alemães, com 70 e mais anos.

Não é, por isso, em vão que, sendo uma data absolutamente conectada aos laços familiares e à dimensão emocional, a comemoração deste Dia Mundial visa alertar para “a importância do envelhecimento ativo, que a Organização Mundial da Saúde define como o processo de otimização das oportunidades para a saúde, participação e segurança, para melhorar a qualidade de vida das pessoas que envelhecem”, explica o site do Serviço Nacional de Saúde.

O Dia Mundial dos Avós é assinalado anualmente e é, lê-se na mesma plataforma, “uma homenagem ao dia de São Joaquim e Santa Ana, pais de Maria e avós de Jesus Cristo, considerados os padroeiros dos avós“. A evocação pretende “reverenciar todos pela sua dedicação e importância para a família“.

Imagem de destaque: Shutterstock

Dia das Avós: elas contam o legado que deixam aos netos

Produtos de beleza do tempo da avó que duram, duram e duram