20 cremes de mãos para combater as mãos gretadas e as frieiras

Com as temperaturas a baixar, o surgimento de lesões nas mãos são muito comuns nesta época do ano. As frieiras nada mais são do que lesões e inflamações dos vasos sanguíneos à superfície da pele devido ao frio, levando – em muitos casos – à contração dessas mesmas estruturas capilares, impedindo a completa circulação do sangue até às extremidades corporais.

Por isso, numa altura em que as mãos e pés surgem mais gretados, é importante não só saber como prevenir como cuidar. Na galeria acima encontrará duas dezenas de produtos que visam, exatamente, hidratar e evitar ter este tipo de reação fisiológica que pode ser, com frequência, bastante dolorosa.

Para lá da pele fria, dormente e dorida, pode haver lugar vermelhidão, bolhas, comichão, inchaço e até fissuras fortes, causando profundo desconforto.

A utilização destes cremes é indispensável nas estações mais frias, e deve fazer parte da rotina de beleza diária, tal como a aplicação do hidratante de corpo e de rosto.

Sintomas e fatores de risco para estar alerta

No entanto, cuidar das mãos não deve ser a única prioridade a que se deve prestar atenção. Há fatores de risco que são necessários levar em conta e que podem ajudar a evitar o aparecimento destas lesões da época mais fria do ano.

Entre as medidas que deve tomar – e conciliar com os cuidados de hidratação – estão: não lavar as mãos com água muito fria, sobretudo enquanto realiza tarefas domésticas, ter cuidados na frequência com que mexe em gelo ou produtos congelados.

Deve ainda evitar submeter-se a intervalos de temperaturas muito amplos e num curto período de tempo, fumar e beber álcool. É importante vincar que se tem doenças como a diabetes ou se vive em climas especialmente frios e secos e ventosos deve redobrar os cuidados.

Imagem de destaque: Shutterstock

Viaje até Versalhes com os aromas da nova pop-up store do Colombo

Como proteger a pele nos dias mais frios