20 piadas secas que lhe vão provocar boas gargalhadas

Depois de os primeiros dois livros com piadas secas se terem tornado bestsellers em Portugal – O Caderno das Piadas Secas e 999+1 Piadas (ainda mais) secas -, os amigos Pedro Pinto, Gonçalo Castro e João Ramalho voltaram a juntar-se para lançar mais um: 253 Piadas Secas. Desta vez, a obra foge ao modelo dos livros anteriores e aborda dois temas específicos: escola e profissões.

O tema da escola foi para nós talvez o mais óbvio, porque estes livros são direcionados em grande medida para um público em idade escolar/universitária e também porque muitas das piadas vêm da altura em que nós próprios ainda frequentávamos a escola”, explicaram ao Delas.pt os três amigos.

Apesar de já irem no terceiro livro sobre piadas secas, confessam que a inspiração não é algo que procurem ativamente.

“Tudo pode servir como inspiração e muitas vezes surge de onde menos se espera, desde situações banais do quotidiano, conversas com amigos ou até mesmo acontecimentos da atualidade”, revelaram.

O feedback que têm tido não podia ser melhor, com os leitores a reagir muito bem às compilações de piadas secas.

“Dizem-nos que gostaram das piadas e que já leram todos os nossos livros, às vezes até mais do que uma vez. Algumas até partilham connosco que criaram um caderno para ir compilando piadas ou trocadilhos, tal e qual como nós fazíamos nas aulas“, afirmaram os autores do livro.

Apesar de atualmente haver muita oferta humorística nas redes sociais, podcasts e vídeos, os portugueses continuam a comprar estes livros de piadas secas. Um fenómeno para o qual Pedro, Gonçalo e João têm uma explicação.

A conclusão a que chegámos é que estas piadas, por estarem em livro, incentivam as pessoas a ler e a partilhar o conteúdo diretamente com a família e amigos, o que não acontece no mundo digital. Por outro lado, estes livros são leves, divertidos e estão direcionados para um público de todas as idades, o que pensamos que os torna indicados para serem oferecidos como prenda para qualquer pessoa e em qualquer ocasião”, acrescentaram.

Ficha técnica do livro:

Piadas secas

253 Piadas Secas, Pedro Pinto, Gonçalo Castro e João Ramalhinho. Editora Manuscrito, 11,90€

Adivinhas e piadas para celebrar o Dia Internacional da Piada