20 preços que vão mexer com o seu bolso em 2019

Algumas das medidas integravam o Orçamento do Estado para 2019, mas entre avanços e recuos e propostas de outras bancadas, agora é tempo de olhar para o que foi definitivamente aprovado e deitar contas à vida e ao porta-moedas. Na galeria acima conheça 20 dos muitos bens, serviços e impostos que vão aumentar e diminuir de preço já a partir desta terça-feira, 1 de janeiro.

Por aqui há medidas que estão tecnicamente fechadas e prontas para entrar em vigor esta terça-feira, 1 de janeiro, como outras que só deverão entrar em vigor apenas em meados do ano: como será o caso dos passes sociais. Da cultura às touradas, da energia à água, dos impostos aos benefícios, saiba o que aí vem.

Falamos de alterações nos impostos, nas reformas e pensões, no salário mínimo nacional, no IMI e no Imposto de Selo. Por aqui, encontra medidas que se aplicam nas escolas, na saúde e nas vacinas, mas também nos alimentos, nos passes sociais, e, ainda sem entrar em grandes detalhes no momento, na conciliação da vida profissional com a familiar e na proteção do cuidador.

Imagem de destaque: Shutterstock

18% das portuguesas vivem com menos que o salário mínimo