2030: Cancro do pulmão vai matar mais mulheres que o da mama

Em 2015, o número de mulheres vítimas de cancro do pulmão tinha aumentado 15% e de acordo com contas recentes de investigadores espanhóis os números vão continuar a subir, superando os do cancro da mama. É o que indica um novo estudo publicado na revista Cancer Research esta quarta-feira, 1 de agosto, prevendo que até 2030 a taxa de mortalidade entre as mulheres, por cancro do pulmão, aumente até 43%, enquanto o cancro da mama tenha um decréscimo em torno de 9%.

“Embora tenhamos feito grandes progressos na redução global da mortalidade por cancro da mama, as taxas de mortalidade por cancro do pulmão entre as mulheres, estão a aumentar em todo o mundo”, referiu o professor Jose M. Martínez-Sánchez, um dos investigadores da pesquisa e diretor do Departamento de Saúde Pública, Epidemiologia e Bioestatística na Universitat Internacional de Catalunya (UCI Barcelona).

As conclusões surgiram após uma análise a 52 países de todo o mundo – 29 da Europa, 14 de toda a América, 7 da Ásia e 2 da Oceânia –, tendo por base dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) de 2008 a 2014. Europa e Oceânia foram as regiões do planeta onde se prevê que as taxas de mortalidade por cancro do pulmão sejam mais altas.

É socialmente mais aceitável que mulheres fumem na Europa e na Oceânia, o que pode explicar o motivo de estarmos a assistir a uma taxa de mortalidade por cancro do pulmão mais elevada nesses países”, explicou Martínez-Sánchez. E salvaguardou: “Se não implementarmos medidas para reduzir os comportamentos de fumar nesta população, a mortalidade por cancro do pulmão irá continuar a aumentar em todo o mundo”.

Quanto ao cancro da mama, apesar da tendência para uma diminuição, é na Europa que se prevê uma maior taxa de mortalidade.

Todo este cenário “reflete o declínio da mortalidade por cancro da mama devido ao acesso a triagem e tratamento efetivo, ao lado da entrada de certos países em estágios da epidemia do tabaco, nos quais o tabagismo se tem tornado mais elevado nas mulheres”, pode ler-se no estudo.

Percorra a galeria de imagens acima para ficar ver oito regras de ouro que a podem ajudar a deixar de fumar.

[Imagem de destaque: Shutterstock]

O que pode o tabaco fazer à saúde vaginal?

Esta é a melhor maneira de deixar de fumar

Saiba qual o momento ideal para as mulheres deixarem de fumar