22 anos sem a Princesa do Povo assinalados no meio de um turbilhão político

di

Passaram-se mais de duas décadas desde o fatídico acidente no tunel d’Alma, em Paris, que ditou a morte de Diana Spencer. A notícia correu o mundo e chegou ao primeiro-ministro da altura, Tony Blair, que na manhã desse mesmo 31 de agosto de 1997 discursou e referiu-se, pela primeira vez, a Princesa Diana como a “Princesa do Povo”.

Esta sexta-feira, assinalam-se os 22 anos desde a morte da mãe dos príncipes William e Harry, uma figura que uniu Inglaterra e o mundo, num Reino Unido dividido e a enfrentar um turbilhão político. Numa semana marcada pelas notícias de suspensão do Parlamento, concedida pela Rainha Isabel II, e com o atual primeiro-ministro britânico Boris Johnson a garantir a saída do país da União Europeia a 31 de outubro, com ou se acordo com a UE, as atenções estão voltadas para o Brexit.

Se é impossível prever o que pensaria Diana sobre a saída do Reino Unido da UE, até porque a Família Real Britânica sempre manteve uma posição neutra em relação à política do país, os valores da Princesa do Povo continuam a fazer eco, especialmente entre os seus dois filhos, que têm por hábito juntar-se para recordá-la.

Num artigo publicado esta sexta-feira, a US Weekly cita uma fonte real, que refere que a dupla de irmãos assinala esta data todos os anos, aproveitando para recordar alguns dos seus momentos preferidos com Lady Di, tais como “as viagens de ski e as saídas ao parque de diversões Thorpe Park”.

Kate Middleton, Meghan Markle e os respetivos filhos irão juntar-se a William e Harry mais tarde, afirma a mesma fonte, para falar sobre o futuro do trabalho solidário desenvolvido por Diana. De acordo com a ITV, os fãs da icónica princesa deverão reunir-se esta sexta-feira para assinalar o aniversário às portas do Kensington Palace.