25 de Abril: Lisboa evoca ex-presas políticas no dia da revolução

c_Jose Frade (2)

‘Coragem Hoje, Abraços Amanhã’ é o título da dramatização de Joana Brandão, baseada em entrevistas a mulheres que foram presas pela PIDE, que o Museu do Aljube, em Lisboa, apresenta esta quarta-feira, das 10h às 19h, para assinalar os 44 anos do 25 de Abril.

A iniciativa insere-se na programação da EGEAC – a empresa municipal de cultura de Lisboa – para celebrar mais um aniversário da revolução dos cravos.

‘Coragem Hoje, Abraços Amanhã’ parte de entrevistas a mulheres que foram detidas e mantidas em cativeiro pela polícia política, durante o Estado Novo, e revela testemunhos que não aparecem tantas vezes como outros, mais conhecidos, noutros meios de divulgação.

“O objetivo da programação é sempre um pouco esse: Seja através de espaços que abrimos na cidade, seja através da programação em si, de dar a conhecer algo diferenciador”, explicou em entrevista ao Delas.pt Joana Cardoso, presidente do Conselho de Administração da EGEAC e responsável por este conjunto de iniciativas que se realiza paralelamente, e complementarmente, às celebrações oficiais do 25 de Abril.

Com um enfoque especial nas mulheres, a programação deste ano prolonga-se até ao final do mês e inclui diferentes atividades um pouco por toda a cidade de Lisboa, entre as quais concertos, iniciativas ao ar livre ou mostras e exposições, como a da fotógrafa Monique Jaques, ‘Raparigas de Gaza: Crescer na Faixa de Gaza’, patente até 30 de abril, na Alameda dos Oceanos, no Parque das Nações.

Imagem de destaque: José Frade