25 filmes de 2017 onde as mulheres dominaram

O ano de 2017 no cinema ficou marcado pelos escândalos de assédio e abuso sexual que envolveram várias estrelas de Hollywood. Destacaram-se as acusações feitas ao ator Kevin Spacey, e sobretudo, ao produtor Harvey Weinstein, com dezenas de atrizes a queixarem-se dos seus ataques.

As mulheres, em particular as atrizes, foram as maiores vítimas nos casos divulgados. Mas 2017 não foi apenas um ano de ajuste de contas, na sétima arte. Foi um período de afirmação do protagonismo feminino no cinema, da representação à realização. Da tónica feminista de muitas das histórias abordadas, ao impacto de universos ainda pouco vistos no cinema, como o das super-heroínas, houve conquistas, surpresas, superação e confirmação de talento.

‘Mulher Maravilha’, protagonizado por Gal Gadot, representou mesmo um marco no cinema no feminino. Com ele, Patty Jenkins tornou-se a primeira mulher a realizar um blockbuster de super-heróis.

E não é tudo. O ano que agora termina foi também farto em estreias – ainda que algumas só cheguem a Portugal em 2018 – que contam histórias surpreendentes sobre mulheres reais: a luta pelo voto das mulheres suíças, por exemplo, ou de desportistas que conheceram percursos inusitados, de mulheres que desafiaram os limites impostos ao género, à cor e à sexualidade.

2017 foi ainda ano de grande desempenhos no feminino, com surpresas que cativaram todos, como o filme ‘Lady Bird’, realizado por Greta Gerwig e protagonizado por Saoirse Ronan, ou confirmações de que o melhor também se faz em português, como mostrou ‘Fátima’, de João Canijo, interpretado por 11 atrizes de primeira linha.

Na fotogaleria, em cima, pode comprovar isto tudo nos 25 filmes que selecionámos como dos que mais marcaram 2017, para as mulheres e não só, e que não pode mesmo perder.