‘Rua Sésamo’ cria plano educativo para crianças refugiadas

Algumas das personagens de 'Rua Sésamo'
Algumas das personagens de 'Rua Sésamo'

Egas, Becas, Poupas, Ferrão, Monstro das Bolachas e outras personagens icónicas de Rua Sésamo preparam-se para ajudar algumas das crianças mais vulneráveis no mundo. A Sesame Workshop, instituição sem fins lucrativos que detém a popular série infantil, acaba de estabelecer uma parceria com o International Rescue Committee para a criação de um plano educativo destinado a crianças refugiadas.

A iniciativa, que será anunciada publicamente na primeira cimeira humanitária que arranca esta segunda-feira em Istambul, está ainda numa fase embrionária, contou ao Mashable Sherrie Westin, a vice-presidente dos departamentos de filantropia e impacto global da Sesame Workshop. A mesma adiantou que a primeira fase do projeto consiste no desenvolvimento de conteúdos educativos e multimédia para crianças que tenham sido realocadas, através de plataformas móveis, rádio, TV e materiais impressos, de forma “divertida e cativante”.

“Queríamos mesmo encontrar um parceiro que complementasse a nossa oferta e o International Rescue Committee é a escolha ideal. Ao trabalharmos juntos, nós conseguimos fornecer as ferramentas e eles conseguem chegar às crianças que mais precisam delas. Esta parceria é um casamento de mais-valias”, disse Sherrie Westin.

A responsável frisa que as crianças com menos de oito anos, cerca de um terço dos 60 milhões que estão atualmente deslocados no mundo, são o principal alvo do novo plano educativo. “Já vimos vezes sem conta que estas crianças, no contexto de conflito e crise, não têm uma rede de suporte à sua volta. As consequências para elas, sendo muito novas, são imediatas e graves e, mais tarde na vida, há uma maior probabilidade de virem a sofrer problemas de saúde, de não conseguirem manter um emprego e de terem maiores dificuldades na escola”, remata a vice-presidente.