27 momentos inesquecíveis do verão imparável de Marcelo

A estação quente começou com um momento preocupante, quando Marcelo Rebelo de Sousa se sentiu mal durante uma visita a Braga. Não seria preciso muito tempo para que o Chefe de Estado viesse ele mesmo explicar aos jornalistas que tudo estava bem.

Depois de uma gastroenterite aguda, o Presidente da República foi, superada a crise, aos Estados Unidos da América, à Rússia, e já percorreu Portugal de lés-a-lés. E querendo homenagear Nélson Évora, o que o levou a assistir esta terça-feira, 21 de agosto, a um treino do atleta, já antes tinha recebido os campeões de Sub-21 de Futebol, no Palácio de Belém. Uma receção bem divertida e animada como se pode ver na galeria acima.

Marcelo: Melania Trump recebe brincos semelhantes aos de Letizia

Tudo isto sem esquecer as vítimas e os estragos que os incêndios trágicos de 2017 e os devastadores deste ano provocaram. Se Marcelo estava na praia do Gigi, Quinta do Lago, a 12 de agosto, a fazer férias na sua praia de eleição – e na qual é encontrado todos os anos a dar um mergulho -, certo é que houve ainda tempo para ir auscultar o que dizem os populares sobre o que o longo fogo de Monchique lhes levou.

Antes, ainda acompanhou a Volta a Portugal em bicicleta, quando esta, nos dias de maior braseiro, passou pelas zonas ardidas do centro do país, em 2017. Marcelo Rebelo de Sousa teve até direito a subir ao pódio de uma das eliminatórias e a dar um mergulho numa das muitas praias fluviais da região.

Em quase dois meses e numa ocasião em que os portugueses tendencialmente tiram férias, Marcelo não parou. Recebeu e participou nas homenagens a Aga Khan, esteve com a primeira-ministra britânica Theresa May e ainda foi a Áustria, às cerimónias de inauguração do festival de Salzburgo. Por cá, despediu-se da fadista Celeste Rodrigues, subiu ao palco do Rock in Rio, passou pelo Marvão, foi a Coimbra, conversou com crianças em Cantanhede e ainda pôs ao peito o lenço dos Escoteiros, que encontrou em Acampamento Nacional, em Leiria.

Um Chefe de Estado imparável desde que tomou posse, mesmo a altas temperaturas. Na galeria acima pode rever perto de 30 momentos de Marcelo desde que o verão de 2018 começou e que confirmam a promessa que fez em discurso da tomada de posse, em janeiro de 2016: “Serei presidente de todas as portuguesas e portugueses“.

Imagem de destaque: Montagem André Vidigal/Global Imagens

Marcelo Rebelo de Sousa: “Serei um Presidente livre”