Vencedora do Prémio EDP Novos Artistas inaugura exposição em Lisboa

Claire de Santa Coloma_artista plástica

Aos 33 anos, a argentina Claire de Santa Coloma, vencedora da 12ª edição Prémio Novos Artistas Fundação EDP, inaugura esta sexta-feira, pelas 19h, a exposição “Pausa” na galeria 3+1 Arte Contemporânea, em Lisboa. A mostra que conta com esculturas em madeira e obras sobre papel ficará em exposta até 13 de janeiro de 2018.

Nesta exposição individual, na galeria 3+1, “a artista procurou montar as peças de forma a criar lugares de ponderação, interrogando assim o modo de ver e de nos relacionarmos com as obras, gerando uma dinâmica em que se passe mais tempo com um objeto, para lá da noção dos três segundos de tempo médio de observação de uma obra medida pelas instituições artísticas”, indica a galeria.

A trabalhar e a viver em Portugal há oito anos, a artista nascida em Buenos Aires venceu em setembro deste ano o Prémio Novos Artistas Fundação EDP, no valor de 20 mil euros, galardão de iniciativa bienal, que procura dar a conhecer e apoiar talentos nas artes plásticas e visuais.

Na altura, o júri internacional sublinhou, na ata de apreciação, que a obra desta artista “revela uma invulgar independência”, um “exemplo de dedicação, uma importante reafirmação de liberdade” e “transcende a sua própria técnica” artesanal em escultura de madeira.

O meu trabalho é como um ato de resistência. Toda esta velocidade que está à nossa volta faz parte do nosso quotidiano, mas o nosso ritmo de pensamento continua a ser o mesmo de há muitas décadas”, disse Claire de Santa Coloma à Lusa. Candidata ao prémio com a obra “Composição Eterna” de escultura em madeira, a artista disse aos jornalistas que a sua maneira de trabalhar “é uma reflexão sobre os tempos que estamos a viver. A lentidão não é sempre uma coisa má, nem a velocidade é uma coisa má. Este trabalho é uma reflexão sobre o tempo. Nem tudo tem de ser veloz”.

A artista estudou escultura de talha direta nos Ateliers Beaux Arts de la Ville de Paris, fez um mestrado de investigação em artes plásticas na Universidade de La Sorbonne, e frequentou o programa de Estudos Independentes da escola de artes Maumaus, em Lisboa.

 

Fotografia de destaque: Fundação EDP

Documentário de jornalista portuguesa é premiado em Espanha

Met Gala 2018 junta moda e religião