Crianças com necessidades especiais vão ter acesso gratuito a terapias

shutterstock_636043142

As crianças do 1º Ciclo, com necessidades educativas especiais, de Vila Nova de Gaia vão ter, já este ano letivo, acesso gratuito a várias terapias. Uma iniciativa integrada no programa “Gaia@Aprende+”, medida da Câmara Municipal em parceria com associações do concelho.

Cinoterapia (terapia com cães para crianças com autismo), hidroterapia (dinamizada nas piscinas municipais) e hipoterapia (realizada no centro hípico de Serzedo), são para já as contempladas no programa da autarquia que tem como parceiras a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) e a Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas (CERCI).

“Entendemos que este programa não estava completo se excluíssemos quem necessita de respostas específicas, então para que o programa fosse verdadeiramente inclusivo, criou-se uma variante do programa que nos permite garantir uma resposta terapêutica. E a expectativa é ainda este ano letivo evoluir das terapias para as atividades adaptadas”, disse à agência Lusa Eduardo Vítor Rodrigues, Presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia.

Este alargamento do programa “Gaia@Aprende+” é idealizado para a ocupação de tempos livres e apoio ao estudo das crianças do 1.º Ciclo. Até aqui o programa abrangia cerca de 5.000 crianças, num universo de 15.000, e agora somam-se cerca de 850 com necessidades educativas especiais. O alargamento do programa custa à Câmara de Vila Nova de Gaia cerca de 250 mil euros, verba descrita por Eduardo Vítor Rodrigues como “o dinheiro mais bem gasto de todos”.

“A resposta é para toda a gente. Não era uma competência própria do município, mas acho que não havendo mais quem avance com isto, era uma obrigação do município”, descreveu o autarca a propósito de um dos pontos da agenda de trabalhos da reunião pública de vereação que se realiza na próxima segunda-feira, dia 20 de novembro.

[Imagem de Destaque: Shutterstock]

As melhores apps para as crianças aprenderem enquanto brincam